O ex-presidente Donald Trump será o vencedor das primárias em Iowa, realizadas nesta segunda-feira, 15, projetam CNN, Associated Press e The New York Times.
As projeções foram feitas com base em pesquisas com eleitores na entrada dos locais de votação e nos resultados iniciais. Por volta das 19h50 na hora local (22h50 em Brasilia), apenas 1% dos votos tenham sido contados.
Embora já prevista pelas pesquisas, a vitória de Trump marca um importante passo em sua campanha para tentar voltar à Casa Branca, ao vencer o primeiro teste real das urnas neste ano.
O ex-presidente enfrenta quatro grandes processos na Justiça e mais de 30 ações que buscam torná-lo inelegível, por ter buscado reverter o resultado das eleições de 2020, que perdeu para Joe Biden. Uma decisão final sobre a questão será tomada pela Suprema Corte, em data ainda a ser definida.
Em Iowa, as primárias ocorrem no formato de caucus: eleitores se reúnem para ouvir as propostas de representantes dos candidatos e depois depositam seus votos. Os caucus começaram a partir das 19h na hora local (22h em Brasília) e ampla maioria deles está ainda em andamento.
CNN e AP não fizeram projeções de números. O New York Times estima que Trump deve ter 53% dos votos, seguido por Nikki Haley, com 21%, e Ron DeSantis, com 18%. Os números serão atualizados conforme o andamento da votação.
As duas grandes questões da noite de apuração são qual será a vantagem de Trump ante os rivais e quem será o segundo colocado.
A votação em Iowa é a primeira rodada de votação das primárias republicanas, que escolherão qual será o candidato do partido à Presidência. Outros estados farão suas votações ao longo do primeiro semestre. A próxima rodada dos republicanos será em New Hampshire, em 23 de janeiro.
O calendário de realização das primárias vai até junho. Em julho, os republicanos se reúnem em uma convenção nacional para decidir o candidato do partido. Os democratas farão processo similar, com convenção nacional marcada para agosto. Joe Biden, atual presidente, é o favorito para obter a indicação e enfrentar o candidato republicano na disputa final pela Presidência. O dia da eleição será em 5 de novembro.