Segundo PM, presidente da seção percebeu e acionou corporação, que conduziu jovem à Superintendência da Polícia Federal. Uso de aparelhos celulares nas cabines de votação está proibido em todo território nacional.
Uma mulher de 25 anos foi detida por tentar fotografar uma urna eletrônica, na Escola Classe 115, no Recanto das Emas, no Distrito Federal, durante o primeiro turno das eleições 2022, neste domingo (2).
Segundo informações da Polícia Militar, o presidente da seção percebeu a tentativa da jovem e comunicou a corporação, que a conduziu para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Proibição do uso de celular
De acordo com o artigo 116 da Resolução nº 23.669/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na cabine de votação, está proibido o uso de “aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados”.
Segundo a norma, o eleitor deve entregar o aparelho ao mesário antes de se dirigir à cabine. Em caso de descumprimento, o presidente da seção deve acionar a força policial para adoção das providências necessárias, como a prisão em flagrante.