22.5 C
Brasília
sexta-feira, 07/11/2025




Egito convida Trump para cerimônia de cessar-fogo em Gaza

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
23.4 °
22.5 °
68 %
1.5kmh
0 %
sex
35 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
28 °
ter
20 °

Em Brasília

O presidente do Egito, Abdel Fattah el-Sisi, convidou, nesta quarta-feira (8/10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar de uma cerimônia para a assinatura de um possível cessar-fogo, caso um acordo entre Hamas e Israel seja firmado.

Delegações de Israel e do Hamas estão reunidas no Egito para debater as propostas de cessar-fogo na Faixa de Gaza. As conversações também abrangem o plano de paz apresentado pelo presidente norte-americano.

Plano de Paz

As negociações para um cessar-fogo em Gaza começaram na última segunda-feira (6/10), com a presença de representantes de Israel e do grupo Hamas no Egito.

Ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Donald Trump divulgou um plano de paz contendo 20 pontos visando estabelecer um cessar-fogo em Gaza.

Este plano também está em discussão no Egito e inclui o desarmamento do Hamas, além da troca de reféns e prisioneiros.

O convite do presidente do Egito foi feito durante uma cerimônia da nova turma da Academia de Polícia. El-Sisi expressou profundo respeito e reconhecimento pela sincera disposição do presidente Trump em encerrar o conflito em Gaza e destacou que o Egito, como um importante mediador, apoia todos os esforços para alcançar uma solução.

A delegação dos Estados Unidos realizou reuniões com representantes do Catar e do Egito para facilitar as negociações entre Israel e Hamas.

El-Sisi afirmou: “Os enviados americanos trouxeram uma mensagem clara do presidente Trump para pôr fim à guerra nesta rodada.” E acrescentou: “Convido o presidente dos EUA, Donald Trump, a participar da assinatura do acordo de cessar-fogo no Egito, caso ele seja concretizado, considerando o interesse global em encerrar a guerra, fornecer ajuda humanitária, libertar reféns e iniciar o processo de reconstrução em benefício da população de Gaza e da Cisjordânia.”

Até agora, as negociações estão em seu terceiro dia. O grupo palestino informou que houve uma troca de listas de reféns e prisioneiros com Israel e que apresentou uma posição responsável e positiva para avançar nas discussões e finalizar um acordo.




Veja Também