20.5 C
Brasília
quinta-feira, 04/12/2025

Educação define meta para alfabetizar crianças até o 2º ano

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
89 %
2.1kmh
75 %
sex
23 °
sáb
23 °
dom
22 °
seg
25 °
ter
19 °

Em Brasília

Sidney Leite destaca que a alfabetização completa é fundamental para o avanço no aprendizado.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estabelece como objetivo do ensino fundamental a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano dessa etapa, garantindo o domínio da leitura e da escrita.

A proposta modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que atualmente prevê uma alfabetização gradual ao longo da educação básica.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Sidney Leite (PSD-AM), referente ao Projeto de Lei 392/19, originalmente do ex-deputado Rafael Motta (RN).

Inicialmente, o projeto estipulava a idade máxima de sete anos para a alfabetização, ao término do 2º ano, mas essa menção foi removida no texto final incorporado à LDB.

Sidney Leite ressaltou que garantir a alfabetização completa até o 2º ano é crucial para não comprometer o aprendizado futuro das crianças. Ele também chamou atenção para o fato de que 80% das crianças brasileiras não dominam plenamente leitura e escrita no período esperado.

O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para se tornar lei, ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Veja Também