Eduardo Suplicy, deputado estadual de São Paulo pelo PT, com 84 anos, foi levado urgentemente para o hospital Niterói D’Or, no Rio de Janeiro, na terça-feira (26/8). O político passou mal durante um congresso sobre renda básica universal na cidade.
De acordo com o boletim médico, ele apresentava arritmia e recebeu atendimento rápido. “O deputado está lúcido, orientado, estável e se alimentando normalmente”, afirmou a nota.
Informações iniciais indicam que Eduardo Suplicy deve realizar uma cirurgia para a colocação de um marca-passo.
O incidente aconteceu enquanto ele participava do 24º Congresso Internacional da Rede Mundial da Renda Básica (Basic Income Earth Network – BIEN), que discute “Renda Básica e Economia Solidária: Novos Horizontes para a Proteção Social”. Primeiramente, ele foi atendido no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, e depois transferido para o Niterói D’Or.
Câncer linfático e uso de cannabis
Em outubro de 2024, Eduardo Suplicy recebeu o diagnóstico de câncer linfático e iniciou tratamento com imunoterapia combinada. No atendimento médico de julho daquele ano, foi identificado o linfoma não Hodgkin, um câncer originado nas células do sistema linfático que se espalha de forma desorganizada.
Apesar da doença, ele continua em atividade como deputado estadual, com pequenas interrupções durante os momentos mais críticos do tratamento. Isso se deve aos hábitos saudáveis que manteve ao longo da vida, além do suporte que recebe por meio do uso medicinal da cannabis.
Além disso, no final de 2022, o parlamentar foi diagnosticado com Parkinson, o que levou ao início do tratamento com canabidiol (CBD).