21.5 C
Brasília
domingo, 14/12/2025

Eduardo Bolsonaro se reúne com soldado israelense investigado no Brasil

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
88 %
0.5kmh
75 %
dom
26 °
seg
23 °
ter
23 °
qua
24 °
qui
20 °

Em Brasília

Durante uma visita oficial a Israel, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) encontrou-se com Yuval Vagdani, militar israelense que está sob investigação da Justiça brasileira desde janeiro deste ano. O parlamentar compartilhou fotos do encontro nesta quinta-feira (4/12).

Segundo postagem feita pelo militar das Forças de Defesa de Israel (FDI), ambos conversaram, trocaram lembranças e conversaram sobre a cultura israelense.

O nome de Yuval ganhou destaque no início deste ano após a Justiça Federal autorizar a Polícia Federal a investigá-lo por possíveis crimes de guerra cometidos durante ofensiva na Faixa de Gaza.

A denúncia foi feita pela Fundação Hind Rajab (HRF), organização que monitora e denuncia crimes contra a humanidade, crimes de guerra e violações dos direitos humanos cometidos na Palestina.

Segundo informações divulgadas, o militar teria participado da destruição de um quarteirão residencial em Gaza, usado como abrigo por palestinos deslocados pelo conflito, com utilização de explosivos em novembro de 2024, ação que caracteriza crime de guerra.

O pedido para investigação no Brasil baseia-se no Estatuto de Roma, do qual o país é signatário, o qual estabeleceu o Tribunal Penal Internacional (TPI). Assim, o Brasil é responsável por garantir apurações de crimes previstos na legislação do tribunal.

Com apoio da embaixada de Israel no Brasil e do serviço secreto israelense Mossad, o soldado saiu do Brasil antes da Polícia Federal iniciar qualquer procedimento investigativo. Ele viajava de férias pela Bahia e posteriormente seguiu para a Argentina, onde recebeu assistência diplomática para retorno a Israel.

Veja Também