17.5 C
Brasília
sexta-feira, 01/08/2025

Eduardo Bolsonaro quer resposta dos EUA após ação contra seu pai

Brasília
céu limpo
17.5 ° C
18.7 °
17.5 °
77 %
3.1kmh
0 %
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
28 °

Em Brasília

Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado, pediu que os Estados Unidos enviem uma resposta ao que ele chamou de “novo tipo de censura brasileira”. Ele afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, está desafiando o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Pai de Eduardo, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de mandados da Polícia Federal, autorizados por Moraes, nesta sexta-feira, 18.

Eduardo Bolsonaro comentou que a atitude do ministro é uma humilhação e que ele está afrontando o presidente Trump publicamente, mostrando-se como um ditador. Ele disse ainda que Moraes está arriscando cada vez mais e que seu pai seguiu todas as ordens do ministro, mesmo achando que eram ilegais.

O deputado alertou que o Brasil está criando um novo modelo de censura nas redes sociais, que poderá ser levado para outros países. Ele pediu com urgência que os Estados Unidos, país da liberdade, reaja a esse regime, para que esse modelo de censura e perseguição judicial não seja copiado pelo mundo.

Donald Trump publicou em sua rede social uma carta para Jair Bolsonaro, dizendo que a tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros, anunciada pelo ex-presidente, é uma forma de protesto contra a ação judicial que ele enfrenta. Trump também mostrou preocupação com ataques à liberdade de expressão no Brasil e nos Estados Unidos, vindos dos respectivos governos atuais.

No anúncio das tarifas, Trump mencionou decisões do STF contra empresas americanas de tecnologia.

Por decisão do ministro Alexandre de Moraes, Jair Bolsonaro terá medidas restritivas, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de acessar redes sociais. Além disso, precisará cumprir recolhimento domiciliar e não poderá se comunicar com embaixadores, diplomatas ou outras pessoas sob investigação do STF.

Informações retiradas de conteúdo do Estadão.

Veja Também