O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o blogueiro Paulo Figueiredo se encontraram na quinta-feira (4/9) com membros importantes do governo de Donald Trump em Washington (Estados Unidos) para tratar da anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em sua conta no X (ex-Twitter), Figueiredo publicou uma foto do encontro com o subsecretário de Diplomacia Pública da administração Trump, Darren Beattie, e o conselheiro sênior para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA, Ricardo Pita.
O blogueiro comentou que normalmente não divulga os compromissos com o filho do ex-presidente, mas recebeu autorização de Beattie e Pita para isso, como demonstração pública de amizade.
Na reunião, Eduardo Bolsonaro mencionou um rascunho de um projeto em tramitação no Congresso Nacional que prevê anistia para Bolsonaro por atos considerados antidemocráticos, além das tentativas, em sua visão, de membros do Supremo Tribunal Federal (STF) de impedir a votação do projeto no Parlamento.
“Nossa iniciativa nos EUA tem como objetivo libertar o Congresso Nacional das influências de magistrados autoritários. Não exagero ao chamar essas ações de condutas autoritárias, pois esses juízes querem mostrar-se implacáveis para intimidar”, afirmou o deputado licenciado no X.
O ex-presidente está sendo julgado pela Corte por tentativa de golpe de Estado. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, deve apresentar seu parecer na próxima semana, seguido pelos votos dos outros quatro ministros da Primeira Turma – Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Enquanto as negociações para a aprovação da anistia avançam, o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), declarou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve colocar o projeto em pauta, embora ainda não tenha sido definida a data para isso.