O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) manifestou sua gratidão neste domingo (7/9) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por seus esforços em resolver os problemas deixados pelos governantes anteriores.
Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), destacou que a população brasileira foi às ruas no dia 7 de Setembro para desfazer a narrativa de que Trump não possui legitimidade no Brasil e de que estaria em curso um ataque americano contra a soberania do país.
“As ditaduras geralmente são derrubadas de fora para dentro, pois internamente os tiranos bloqueiam qualquer meio que possa ameaçar seu poder”, comentou em publicação na sua página no X (antigo Twitter).
Mais cedo, o deputado, que está autoexilado nos Estados Unidos desde março, afirmou que a exibição da bandeira dos EUA numa manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), simboliza um “protesto pela liberdade” contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como um “agradecimento” ao Trump.
Entretanto, governistas criticaram o uso da bandeira americana. O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), declarou: “Observem o tamanho da bandeira dos Estados Unidos na Avenida Paulista. A população não deveria ir às ruas no 7 de Setembro. Essa data é nossa, dos brasileiros”.
O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), compartilhou fotos comparando a bandeira do Brasil exibida no desfile cívico-militar em Brasília com a bandeira dos EUA na Paulista, e escreveu: “Vejam a diferença! Eles mudaram de lado! São americanos e traidores da pátria. Nós somos o Brasil soberano”.