O edital para o aluguel de ventiladores para pulmão, Cpap e Bipap foi divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) nesta quinta-feira (10). Esses aparelhos são muito importantes para pacientes que têm apneia do sono ou doenças que afetam os músculos, como atrofia muscular espinal e esclerose múltipla.
Serão investidos mais de R$ 3 milhões para alugar 230 unidades de Cpaps — que ajudam o paciente a respirar com um fluxo constante de ar — e 237 Bipaps, que oferecem duas pressões diferentes para ajudar na inspiração e expiração.
Segundo Rafael Melo de Deus, pneumologista e referência técnica da área, o contrato garante que os aparelhos fiquem disponíveis de forma contínua, trazendo segurança para os pacientes e profissionais de saúde, sem interrupções no tratamento.
O processo de contratação adotará o Sistema de Registro de Preços (SRP) para assegurar o fornecimento constante desses equipamentos complexos. O contrato de aluguel terá duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até 120 meses.
Rafael Melo de Deus também destaca que a expectativa é acabar com a lista de espera e entregar os dispositivos poucos dias após a indicação médica, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes e evitando internações desnecessárias.
Serviço
Na SES-DF, os pacientes que se qualificam são atendidos no Ambulatório do Sono do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e no Centro de Referência para Doenças Neuromusculares do Hospital de Apoio de Brasília (HAB).
O médico responsável define qual ventilador é adequado para o paciente. Depois disso, o paciente deve se cadastrar no Núcleo do Atendimento Ambulatorial de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (Naopme) e aguardar a entrega do aparelho em casa, assinando um Termo de Responsabilidade no momento do recebimento.
Informações fornecidas pela Agência Brasília.