Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, informou que o Linhão Manaus – Boa Vista vai ajudar a diminuir os gastos mensais da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) em 45 milhões de reais. A economia anual será superior a 500 milhões de reais, conforme dados do ministério.
Isso ocorrerá porque muitas usinas térmicas serão desligadas. A ligação permitirá transportar 700 megawatts (MW) produzidos por futuras usinas hidrelétricas. Atualmente, o fornecimento de energia em Roraima depende muito da Conta de Consumo de Combustíveis, que é um encargo que subsidia sistemas isolados.
A troca gradual das usinas térmicas por energia limpa e renovável vai reduzir as emissões de gases que causam efeito estufa em mais de um milhão de toneladas de CO2 por ano em Roraima, segundo o ministério.
O ministro também comentou que o Brasil assegura a segurança no fornecimento de energia para a Argentina, utilizando gás natural, e que o governo está trabalhando para integrar a rede energética com países vizinhos como a Venezuela e Guiana.
Alexandre Silveira participou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de um evento em Brasília que marcou o começo da energização do Linhão Manaus – Boa Vista, que é a primeira fase do processo para conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
