O sistema bancário dos Estados Unidos mantém um forte nível de capital e liquidez, apresentando boa rentabilidade e crescimento constante nos empréstimos, conforme o Relatório de Supervisão e Regulação divulgado em dezembro pelo Federal Reserve (Fed), banco central americano. O relatório indica que os bancos estão bem preparados para continuar sustentando o crescimento econômico.
Segundo o documento, os supervisores do Fed focam em identificar e gerir os principais riscos financeiros para garantir a segurança e a solidez das instituições bancárias. Eles monitoram cuidadosamente vulnerabilidades que possam causar falências ou problemas financeiros graves.
O Fed também ajusta suas estratégias de supervisão considerando o tamanho, complexidade, modelo de negócios e perfil de risco de cada banco. À medida que as instituições inovam, os supervisores avaliam os benefícios dessas mudanças para o sistema financeiro.
Além disso, o banco central se compromete a atualizar suas regras e processos para apoiar a inovação responsável, sem abrir mão da segurança do sistema bancário.
O relatório inclui ainda análises sobre o quadro de capital dos bancos, como a relação de alavancagem e os testes de estresse do sistema, além de avaliar os padrões de capital definidos por acordos internacionais, como Basileia III.
O crescimento dos créditos seguiu forte na maior parte dos bancos no terceiro trimestre de 2025, especialmente nas categorias que não envolvem imóveis residenciais e comerciais. Enquanto a maioria dos bancos viu os depósitos aumentarem nesse período, o crescimento dos empréstimos foi ainda maior.
Estadão Conteúdo

