Um paciente que chegou ao Rio de Janeiro vindo de Uganda, na África, testou negativo para Ebola após novos exames realizados pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O homem havia sido inicialmente suspeito da doença, mas já está descartada a presença do vírus.
O paciente apresentou sintomas como tosse, calafrios e diarreia, e foi encaminhado ao INI/Fiocruz para isolamento e realização dos testes. Embora tenha sido diagnosticado com malária, conforme testes positivos, ele recebeu atendimento adequado para esse quadro.
Após análises das amostras de saliva, urina e sangue, todas apresentaram resultado negativo para o Ebola. Com isso, o paciente poderá deixar o protocolo de isolamento conforme as normas de biossegurança da Fiocruz.
A Fiocruz reforçou que o risco de transmissão do Ebola no Brasil é baixo, e que permanece vigilante e preparada para responder rapidamente à possíveis novos casos suspeitos, realizando atendimento médico e diagnóstico laboratorial eficiente.

