E-bikes, câmeras de segurança doméstica e frutas congeladas adicionadas à lista do ONS em sinal de mudança nos hábitos de compras
Alcopops e CDs não gráficos foram ejetados da cesta de compras usada para medir a inflação do Reino Unido, abrindo caminho para novas adições, incluindo e-bikes, câmeras de segurança domésticas e frutas congeladas.
Em sua atualização anual da cesta para refletir as mudanças nos hábitos de consumo, o Escritório de Estatísticas Nacionais também removeu as câmeras compactas digitais dos mais de 700 bens e serviços usados para calcular a inflação.
Ao todo foram adicionados 26 itens, 16 itens perderam o lugar e 717 permaneceram inalterados. O ONS disse que a inclusão de e-bikes, câmeras de segurança doméstica e frutas congeladas refletiu uma maior consciência ambiental, uma gama maior de produtos, como câmeras de campainha para proteger a propriedade, e o aumento da popularidade dos smoothies.
Os CDs de fora do Top 40 estavam entre as principais vítimas de sua reformulação de itens representativos usados a cada mês para avaliar as mudanças no custo de vida. A remoção das câmeras compactas digitais também refletiu o que o ONS disse ser uma mudança na forma como a Grã-Bretanha moderna ouve música e assiste a filmes.
O ONS disse que houve um declínio acentuado nas vendas de CDs, enquanto a tendência das pessoas de usar seus smartphones para tirar fotos levou a que as câmeras digitais compactas se tornassem menos disponíveis.
Mike Hardie, vice-diretor de transformação de preços do ONS, disse: “O impacto da tecnologia de telefonia móvel continua a ressoar com a remoção de CDs e câmeras digitais de nossa cesta, refletindo como a maioria de nós ouve música e tira fotos diretamente de nossos telefones. nos dias de hoje.”
A cesta de inflação é atualizada uma vez por ano para levar em conta as mudanças de gostos e hábitos dos consumidores do Reino Unido e para garantir que a medida oficial do custo de vida seja a mais precisa possível. A inflação está atualmente em 10,1% , tendo atingido a maior alta em 40 anos de 11,1% no último outono.
O ONS disse que os alcopops – que cresceram em popularidade no Reino Unido na década de 1990 – foram os outros itens mais marcantes a perder seu lugar na cesta, que foi trazido pela primeira vez para ajudar a calcular a inflação em 1947.
As mudanças do ano passado incluíram a remoção do tradicional terno masculino após o aumento do trabalho em casa provocado pela pandemia.
O ONS disse que a influência do Covid-19 na cesta, que era tão óbvia nos últimos dois anos, desapareceu dos hábitos de compra em 2023. As mudanças deste ano apontaram para a evolução das escolhas dos consumidores e o surgimento de novas tecnologias.
“Com muitas pessoas procurando reduzir seu impacto no meio ambiente, também introduzimos as e-bikes, cuja popularidade aumentou significativamente nos últimos anos”, disse Hardie.