19.5 C
Brasília
domingo, 09/11/2025




Drones levam ao fechamento temporário de aeroporto em Munique

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
20 °
19.5 °
99 %
4.6kmh
75 %
dom
27 °
seg
26 °
ter
25 °
qua
27 °
qui
30 °

Em Brasília

O Aeroporto Franz Josef Strauss, localizado em Munique, na Alemanha, teve suas operações suspensas temporariamente na noite de quinta-feira (2/10), devido à presença de drones na área. A Polícia Federal alemã informou que aproximadamente 20 voos foram cancelados em razão da paralisação.

As autoridades registraram as primeiras ocorrências por volta das 22h30 (horário local, 17h30 em Brasília), quando diversas testemunhas alertaram sobre drones nas imediações do aeroporto. Cerca de uma hora depois, novos relatos indicaram a presença dos aparelhos sobre as pistas.

A Polícia Federal realizou buscas tanto no solo quanto através de helicópteros, porém não obteve êxito na localização dos drones.

Por questões de controle de ruídos, o aeroporto encerra suas atividades à meia-noite e prevê retomar os voos normalmente a partir das 5h (horário local) da sexta-feira. Policiais estaduais e federais permanecem vigilantes na região.

Pressão por defesa contra drones

O incidente reacendeu o debate acerca da implementação de um sistema eficiente de proteção contra drones na Alemanha. Jens Spahn, líder do grupo parlamentar CDU/CSU, defendeu a adoção imediata de uma estrutura tecnológica integrada para enfrentar esse tipo de ameaça.

“Ao invés de derrubar drones com caças, precisamos de um ecossistema tecnológico dinâmico que possibilite reação instantânea. É essencial dispor de um sistema de defesa eficaz o quanto antes, não daqui a cinco anos”, afirmou Spahn.

O político concordou ainda com as declarações do ministro das Relações Exteriores Johann Wadephul, que apoia a volta do serviço militar obrigatório no país. Conforme Spahn, caso a previsão do ministro da Defesa de que o presidente Vladimir Putin possa atacar territórios da Otan em 2029 esteja correta, a Alemanha precisa intensificar significativamente sua preparação militar.

Declarações de Putin sobre a Otan e drones

Mais cedo, durante o Fórum Valdai em Sochi, Putin acusou os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de promoverem um clima de pânico exagerado sobre uma suposta ameaça russa contra a Europa.

Direcionando-se aos líderes europeus, declarou: “Quero apenas dizer que mantenham a calma, descansem tranquilos e cuidem de seus próprios assuntos. Basta observar o que ocorre nas ruas das cidades europeias”.

Em um tom irônico, Putin também respondeu às acusações de que drones russos teriam invadido o espaço aéreo de países europeus, mencionando: “Não vou enviar mais drones para a Dinamarca, pode ficar tranquilo”.




Veja Também