A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou uma operação nesta quarta-feira (6/8) para desmantelar uma rede de tráfico de cetamina, um anestésico de uso veterinário controlado. A substância era desviada para ser usada recreativamente em festas e baladas gays na capital federal.
A Operação Nêmesis, conduzida pela 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), involucrou o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, Betim e Perdões, cidades de Minas Gerais, assim como em Valparaíso, no Entorno do DF.
As buscas atingiram locais vinculados a cinco pessoas físicas e cinco empresas do setor veterinário, incluindo clínicas, agropecuárias e distribuidoras de medicamentos controlados.
Foram apreendidos mais de 4 mil frascos de 50 ml de cetamina, uma das maiores apreensões já registradas no Brasil. Essa quantidade seria capaz de anestesiar aproximadamente:
- 80 mil cães de porte médio (dose média de 2,5 ml por animal),
- 100 mil gatos (dose média de 2 ml por animal),
- 4 mil cavalos (dose média de 50 ml por animal).
As investigações indicam que os envolvidos falsificavam receitas e notas fiscais veterinárias para dar aparência legal à venda e ao desvio da cetamina para o comércio ilegal.
Por isso, além dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, os suspeitos poderão responder também por falsificação de documentos, com penas que podem chegar a cinco anos de prisão.
Todo o material apreendido — frascos, documentos, celulares e computadores — está sendo analisado para confrontar as informações já coletadas, incluindo dados obtidos por quebras de sigilo autorizadas judicialmente. A operação continua em andamento.
Special K
A cetamina, conhecida popularmente como “Special K”, é aprovada para uso em grandes animais, mas seu uso como droga recreativa tem crescido, principalmente em festas clandestinas, causando fortes efeitos psicoativos.
Dentre os principais efeitos da droga estão dissociação mental, alucinações, dependência química e, em casos graves, a morte.
O consumo excessivo ganhou repercussão após os óbitos da Didja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, e do ator americano Matthew Perry, ambos com suspeitas de intoxicação por cetamina.