23.5 C
Brasília
sexta-feira, 30/01/2026

DPDF muda Dia da Mulher para terças-feiras para facilitar acesso

Brasília
trovoada
23.5 ° C
23.5 °
20 °
73 %
4.1kmh
75 %
sex
25 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
25 °
ter
24 °

Em Brasília

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) anunciou que as edições do Dia da Mulher acontecerão agora nas primeiras terças-feiras de cada mês, ao invés das segundas-feiras como antes. Essa mudança tem o objetivo de melhorar o acesso das mulheres aos serviços oferecidos e fortalecer o apoio disponível.

A 31ª edição do evento será nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro, das 8h às 14h, no Núcleo de Atendimento Integrado (Nuclão) da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Desde maio de 2023, o Dia da Mulher oferece serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade, incluindo atendimento jurídico especializado, encaminhamentos para redes de proteção, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, saúde, moradia, direitos sociais, apoio psicossocial, emissão de documentos, atividades de bem-estar e oficinas de capacitação. O projeto conta com a participação de órgãos do Governo do Distrito Federal e parceiros privados, ampliando os serviços a cada edição.

Celestino Chupel, defensor público-geral do DF, destacou que a mudança da data facilita o acesso das mulheres aos serviços e melhora a coordenação entre as equipes. “O objetivo é aproximar ainda mais a instituição das mulheres que precisam, oferecendo acolhimento, escuta qualificada e soluções jurídicas eficientes em um ambiente seguro e acolhedor”, afirmou.

Bárbara Nunes Nascimento, subdefensora pública-geral, ressaltou que a nova data fortalecerá a colaboração entre serviços jurídicos, sociais e de saúde. “Com a mudança, a participação e o alinhamento dos parceiros serão mais fáceis, oferecendo um atendimento mais completo e eficaz”, explicou.

O Dia da Mulher foi criado para ampliar o acesso à Justiça e já realizou mais de 56 mil atendimentos em suas 30 edições anteriores. O projeto integra diversos serviços para promover a autonomia feminina, especialmente para mulheres chefes de família, vítimas de violência ou em situação econômica difícil.

Sônia Maria dos Santos, moradora de Taguatinga com 69 anos, frequenta o evento regularmente. Participou de 12 edições e elogiou o projeto, dizendo: “O Dia da Mulher é um momento de cuidado e união que transformou a vida das mulheres vulneráveis, trazendo dignidade, respeito e atenção. A DPDF sempre abre suas portas para nós, e essa ação faz toda a diferença”.

Veja Também