Uma sondagem realizada pela Genial/Quaest, revelada na quarta-feira (17/12), mostra que 47% da população brasileira se opõe ao projeto de lei conhecido como PL da Dosimetria. Segundo o estudo, 24% apoiam a diminuição das penas, 19% querem penas mais severas e 10% não souberam opinar.
Além disso, 53% dos brasileiros desconheciam a aprovação da proposta que diminui as penas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros detidos relacionados ao evento de 8 de Janeiro, enquanto 47% estavam informados sobre a aprovação da Câmara.
O levantamento, feito entre os dias 11 e 14 de dezembro, ouviu 2.004 brasileiros com idade acima de 16 anos e apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais.
Quanto à percepção sobre quem se beneficiaria com o PL da Dosimetria, 58% acreditam que a redução da pena é direcionada apenas ao ex-presidente, 30% pensam que é para todos os presos, e 12% não souberam responder.
Quando questionados sobre a possibilidade de anistia para os condenados envolvidos na tentativa de golpe, 44% se manifestaram contra, 36% apoiaram a anistia para todos, incluindo Bolsonaro, 10% apoiaram anistia somente para os manifestantes do 8 de Janeiro e 10% não souberam se posicionar.
O Projeto de Lei nº 2.162, chamado PL da Dosimetria, foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado nesta quarta-feira (17/12).
Antes de apresentar seu parecer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador relator Esperidião Amin (PP-SC) modificou o texto original enviado pela Câmara, limitando a redução das penas aos condenados pelos incidentes do 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

