Sentir dores frequentes nas juntas pode ser um sinal de alerta do corpo. Se a dor continua mesmo depois de mudar hábitos ou tentar aliviar, é fundamental procurar um médico. Essa dor pode ser um indicativo de artrose.
A artrose é uma doença degenerativa que causa desgaste nas cartilagens e alterações nos ossos, resultando em dor e dificuldades de movimento. As partes mais afetadas costumam ser as mãos, joelhos, quadris e a coluna vertebral.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a artrose não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados com fisioterapia, exercícios adequados e medicamentos específicos. Por isso, ao sentir dor persistente, é importante buscar ajuda médica o quanto antes.
Além disso, é preciso cuidado com tratamentos caseiros e receitas milagrosas para a dor nas articulações, pois alguns podem piorar o problema. Para ajudar a esclarecer, o cirurgião ortopedista David Gusmão destacou seis mitos sobre a artrose. Veja:
- Quem teve lesão no quadril deve parar de fazer exercícios
David Gusmão explica que existem duas situações: quando o tratamento é iniciado cedo, o objetivo é que a pessoa volte a fazer as atividades que gosta. Se a lesão for grave e precisar de cirurgia, não é preciso se preocupar excessivamente, pois as próteses de quadril permitem a prática de diversas atividades ao longo da vida. Começar o tratamento cedo aumenta muito as chances de sucesso.