A dor nas costas, conhecida como dor na lombar, é um problema muito comum e é a segunda razão mais frequente para procurar atendimento médico, perdendo apenas para o resfriado comum.
Fábio Luciano Arcanjo de Jesus, fisioterapeuta, explica que essa dor pode aparecer na parte baixa das costas e que, em algumas regiões, é chamada popularmente de ‘dor nas cadeiras’ ou ‘dor nos quartos’.
Estima-se que de 65% a 80% das pessoas terão essa dor em algum momento da vida. A boa notícia é que, para a maioria, a dor melhora sozinha: metade das pessoas melhora em uma semana, 90% em até oito semanas, e apenas 5% continuam sentindo dor por mais de seis meses ou têm problemas mais sérios.
Causas
Na maioria das vezes, a dor nas costas acontece por causa de má postura, como sentar ou dormir de forma errada, ou ao levantar algo pesado. Contudo, outros fatores também podem causar essa dor.
Existem várias situações que podem causar dor, como movimentos repetitivos, posturas prolongadas, excesso de esforço, além de infecções, fraturas e traumas.
Se a dor piorar ou dificultar as tarefas diárias, é importante procurar um médico para descobrir a causa e obter o melhor tratamento o quanto antes, evitando que a dor se torne crônica.
Fábio Luciano Arcanjo de Jesus aconselha que a melhor forma de prevenir a dor nas costas é se manter sempre ativo e praticar exercícios regularmente.
Movimentar-se, ter hábitos saudáveis e manter uma rotina com atividades físicas ajuda a reduzir as chances de sentir dor lombar.