31.5 C
Brasília
domingo, 21/09/2025

Dor nas costas é a segunda causa mais comum de consultas médicas

Brasília
nuvens dispersas
31.5 ° C
32 °
31.5 °
30 %
4.1kmh
40 %
dom
31 °
seg
27 °
ter
30 °
qua
29 °
qui
28 °

Em Brasília

A dor nas costas, conhecida também como lombalgia, é uma dor localizada na parte inferior da coluna vertebral. Essa condição é muito frequente e representa a segunda principal razão para pessoas procurarem atendimento médico, ficando atrás apenas do resfriado comum.

Fábio Luciano Arcanjo de Jesus, fisioterapeuta, explica que a lombalgia é a dor na região posterior da coluna, conhecida em alguns lugares como ‘dor nas cadeiras’ ou ‘dor nos quartos’.

Durante uma entrevista à Agência Brasil, após um evento do Congresso Brasileiro de Reumatologia em Salvador (BA), Fábio Luciano destacou que a lombalgia é uma das doenças que mais atingem pessoas no mundo. Estima-se que entre 65% e 80% da população mundial vai sentir dor nas costas em algum momento da vida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a maioria dos casos de dor nas costas melhora sozinha. Cerca de metade das pessoas apresentam melhora em uma semana, 90% em até oito semanas, e apenas 5% mantêm os sintomas por mais de seis meses ou ficam com algum tipo de incapacidade.

Causas

Na maioria das vezes, a dor nas costas ocorre devido a problemas de postura, como sentar ou dormir de forma errada, ou carregar objetos pesados de maneira inadequada. No entanto, outros fatores também podem causar a lombalgia.

Fábio Luciano ressalta que movimentos específicos, posturas mantidas por muito tempo, sobrecarga, infecções, fraturas e traumas são algumas das possíveis causas dessa dor.

Quando a dor piora ou impede que a pessoa faça suas atividades normalmente, o ideal é buscar um médico para diagnóstico correto e tratamento adequado. É importante identificar a causa da dor o quanto antes para evitar que ela se torne crônica.

Para prevenir a lombalgia, é fundamental manter-se ativo. Fábio Luciano alerta: “Movimento é vida. Precisamos praticar exercícios regularmente, manter hábitos saudáveis e nos movimentar para reduzir o risco de dores nas costas.”

Informações: Agência Brasil

Veja Também