O presidente Donald Trump (Estados Unidos) anunciou na segunda-feira (15/9) em sua rede Truth Social que entrou com um processo contra o jornal The New York Times por difamação e calúnia. Na ação judicial, Trump solicita uma indenização no valor de US$ 15 bilhões (R$ 79 bilhões).
Ele declarou: “Um dos jornais mais irresponsáveis e degradantes na história do nosso país, que se transformou em praticamente um porta-voz do Partido Democrata da Esquerda Radical”.
“The New York Times foi permitido a mentir, difamar e caluniar livremente por tempo demais, e isso vai acabar, AGORA! A ação está sendo movida no grande estado da Flórida”, afirmou.
Trump acusa o jornal americano de adotar uma prática de décadas de distorcer a verdade sobre seu presidente favorito (EU!), sua família e seus negócios.
Em sua publicação, ele recordou um processo bem-sucedido contra o apresentador George Slopadopoulos e a ABC News, a Disney, o programa 60 Minutes, a CBS e a Paramount.
“Eles sabiam que estavam me difamando falsamente usando um sistema muito elaborado de manipulação de documentos e imagens, que era, na realidade, uma forma maliciosa de difamação. Por isso, fecharam acordos por valores significativos.”