Neste domingo (7/9), ocorrerá o maior eclipse lunar desde 2022. No entanto, no Brasil, o fenômeno conhecido como “Lua de Sangue” não será visível diretamente, apenas por meio da transmissão online. O Observatório Nacional (ON), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará a transmissão ao vivo do evento em seu canal no YouTube, a partir das 12h.
No Brasil, o eclipse não será visível porque começará às 12h28 no horário de Brasília, antes da Lua nascer em nosso país. Conforme o site Time and Date, cerca de 7,19 bilhões de pessoas — aproximadamente 85% da população mundial — estarão na área onde o eclipse poderá ser observado.
Lua de Sangue
O eclipse acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz do Sol de chegar ao satélite natural. Com isso, a Lua adquirirá uma coloração avermelhada, devido à sombra projetada pela Terra.
O próximo eclipse lunar total ocorrerá em 2 de março de 2026, mas somente parte dele será visível no Brasil. Em 26 de junho de 2029, outro eclipse será observável em todo o país, se as condições climáticas permitirem, com duração máxima de 1h42.
Eclipse lunar deste domingo
O eclipse deste domingo terá duração de 82 minutos. Cerca de 4,9 bilhões de pessoas poderão acompanhar o fenômeno do começo ao fim, desde que o céu esteja claro. As melhores regiões para observação serão o centro da Europa e da Ásia, a costa leste da África, o oeste da Austrália e a Antártida.
Este evento ocorrerá apenas 2,7 dias antes da Lua atingir o perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita, fazendo com que a Lua pareça um pouco maior, embora essa diferença seja discreta.
Uma parcela de aproximadamente 36% do diâmetro lunar passará pela parte mais escura da sombra terrestre, o que faz com que o eclipse seja mais intenso e a coloração vermelha da Lua seja mais viva do que em eventos semelhantes anteriores.