O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek agora tem um novo visual para os visitantes. As 48 churrasqueiras dos estacionamentos 2, 3 e 4 foram reformadas para oferecer mais conforto, higiene e acessibilidade.
As churrasqueiras antigas foram demolidas e substituídas por novas estruturas com bases de concreto, acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida. Elas contam com bancadas, mesas fixas, pias revestidas, lixeiras e sinalização. O uso é livre, não precisa agendar.
Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer do DF, destaca que as melhorias reforçam o compromisso do Governo do Distrito Federal com espaços públicos seguros, organizados e acessíveis, que promovem o convívio social e o lazer.
Todi Moreno, administrador do parque, comenta que a revitalização atende a um pedido antigo dos usuários, especialmente nos fins de semana, e integra um planejamento maior que inclui cercamento, iluminação e reforma dos banheiros.
No domingo (21), muitas pessoas utilizaram as churrasqueiras para encontros de final de ano. A psicóloga Silvania Vilas Boas, 46 anos, elogiou a estrutura ampla, arejada e com bastante área verde para crianças e animais de estimação. Ela e seu marido, Nelson Vilas Boas, servidor público de 51 anos, reuniram amigos e família para um churrasco.
Nelson destacou a acessibilidade, com calçadas diretas aos estacionamentos, facilitando o acesso para cadeirantes e quem leva crianças. Ele também elogiou as novas churrasqueiras pela qualidade.
A funcionária pública Renata Rodrigues Lima, 43 anos, que frequenta o parque desde a infância, aprovou a reforma, ressaltando a limpeza e segurança constante. Ela afirmou querer que as novas gerações vivenciem a mesma experiência de lazer.
Memória e Patrimônio de Brasília
A entrega das churrasqueiras ocorreu em duas fases: em 31 de outubro foram disponibilizados 13 conjuntos duplos (26 churrasqueiras) nos estacionamentos 2 e 3; e em 1º deste mês, mais 11 conjuntos duplos (22 churrasqueiras) no estacionamento 4.
O uso do espaço é livre, basta levar carvão, acendedor, utensílios e alimentos. Após o uso, é obrigatório limpar e descartar corretamente os resíduos para manter o parque conservado.
Além das churrasqueiras, o Parque da Cidade passou por outras melhorias, como a reforma do Castelinho, revitalização do Parque Ana Lídia, instalação de cercamento, iluminação em LED para mais segurança, e reforma da Piscina com Ondas em andamento.

