SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O dólar terminou o dia em alta no Brasil nesta segunda-feira (29), em meio a um volume baixo de negociações nos mercados internacionais por conta das festas de fim de ano. A moeda norte-americana valorizou 0,48%, chegando a R$ 5,5716. Já o Ibovespa caiu 0,25%, ficando em 160.490 pontos, segundo dados preliminares.
Segundo o diretor da assessoria FB Capital, Fernando Bergallo, “O mercado está com a liquidez comprometida. O ambiente nestes três dias deve ser marcado por volatilidade devido a isso”. Ele acrescentou que agora os investidores estão atentos à ata da última reunião do Fed (Banco Central dos EUA), que será divulgada amanhã.
Nos Estados Unidos, Wall Street também apresentou queda. O S&P 500 recuou 0,35%, após bater recordes históricos na semana passada. O Dow Jones caiu 0,51% e o Nasdaq, 0,50%.
De acordo com a equipe da Ágora Investimentos, “Sem grandes eventos que impulsionem o mercado, os ajustes técnicos típicos do fim do ano estão dominando o ritmo dos mercados”.
Em 2025, o Ibovespa acumula um ganho de 33%, até agora o melhor resultado anual desde 2016, quando o índice subiu 39%.
Grande parte desse desempenho foi sustentado pelo fluxo de investimentos estrangeiros no mercado brasileiro. Até o dia 23 de dezembro, a entrada líquida de recursos estrangeiros já somava R$ 26,8 bilhões.
Na economia doméstica, a pesquisa Focus revelou que os especialistas ouvidos pelo Banco Central reduziram levemente suas previsões para a inflação deste ano e do próximo.
Os economistas ajustaram para baixo a projeção do IPCA para 2025, que passou para 4,32%, contra 4,33% da semana anterior, marcando o sétimo corte consecutivo. Para 2026, a estimativa caiu pela sexta vez seguida, para uma mediana de 4,05%, ante 4,06% na semana anterior.
Também nesta segunda-feira, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) apresentou variação negativa de 0,01% em dezembro, encerrando o ano com uma queda acumulada de 1,05%.

