21.5 C
Brasília
sexta-feira, 23/01/2026

Dólar e bolsa sobem com foco nas discussões sobre a Groenlândia

Brasília
chuva fraca
21.5 ° C
22.3 °
21.5 °
88 %
2.6kmh
75 %
sex
24 °
sáb
21 °
dom
24 °
seg
21 °
ter
25 °

Em Brasília

O dólar e a bolsa de valores apresentaram uma leve alta nesta sexta-feira (23), em meio a um alívio nas tensões relacionadas à Groenlândia.

Além disso, dados econômicos dos Estados Unidos e do Japão influenciam as decisões dos investidores.

Às 11h57, o dólar subiu 0,31%, cotado a R$ 5,299, enquanto a bolsa avançou 0,32%, atingindo 176.160 pontos, aproximando-se de um novo recorde histórico pela quinta vez nesta semana.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quarta-feira que Washington e a aliança militar Otan chegaram a um acordo sobre o uso da Groenlândia, embora os detalhes ainda sejam escassos.

Trump mencionou um “acesso total e ilimitado” à ilha, e a imprensa americana relatou que está em pauta a cessão de pequenas áreas do território para bases militares dos EUA.

Esse acordo pode ser semelhante ao existente entre o Reino Unido e Chipre, onde Londres mantém bases militares consideradas território britânico, estabelecidas desde os anos 1960 e que ainda geram protestos.

No entanto, os EUA já têm amplo acesso militar à Groenlândia graças a um acordo de 1951 da Guerra Fria, que pode ser atualizado sem que a ilha deixe de pertencer à Dinamarca, segundo as autoridades locais.

Essa notícia ajudou a reduzir as incertezas no mercado, especialmente após ameaças de Trump em impor tarifas a países europeus caso não controlasse a ilha ártica, o que foi interpretado como um recuo devido à reação dos mercados.

O comportamento imprevisível do presidente contribui para a diversificação dos investimentos para fora dos EUA, beneficiando os mercados emergentes.

Especialistas destacam o Brasil por suas características econômicas, como a alta taxa de juros (Selic em 15% ao ano desde junho) e a exposição da bolsa a commodities como petróleo e minério de ferro. As ações brasileiras ainda são consideradas atrativas, com múltiplos abaixo da média histórica.

Rodrigo Marcatti, economista e CEO da Veedha Investimentos, comenta que o alívio nas tensões geopolíticas atrai investimentos estrangeiros para a bolsa brasileira, especialmente em um momento de poucas vendas.

O fluxo de investidores estrangeiros na B3 até a última terça-feira (20) atingiu R$ 8,7 bilhões, quase um terço do total de 2025.

Além disso, o Banco Central do Japão manteve a taxa de juros em 0,75% e divulgou projeções econômicas que também são monitoradas pelo mercado.

Marcio Riauba, chefe da mesa de operações da StoneX Banco de Câmbio, destaca que quaisquer sinais de inflação ou mudanças no iene podem impactar globalmente os mercados e os ativos emergentes.

Nos Estados Unidos, o mercado aguarda os dados preliminares dos PMIs de janeiro e o índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan, indicadores que influenciam as expectativas sobre crescimento econômico e política de juros.

No Brasil, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no fundo de pensão dos servidores do estado do Rio de Janeiro, o Rioprevidência, para investigar possíveis irregularidades relacionadas ao banco Master.

Os alvos incluem a sede do Rioprevidência e residências de pessoas ligadas ao fundo, como o presidente atual Deivis Marcon Antunes, o ex-diretor de investimentos Eucherio Lerner Rodrigues e o ex-gerente de investimentos Pedro Pinheiro Guerra Leal.

Veja Também