28.5 C
Brasília
sábado, 22/02/2025

Dólar corre risco de perder domínio global, alerta banco de Wall Street

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
30.4 °
28.5 °
45 %
5.1kmh
40 %
sáb
28 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
27 °

Em Brasília

O congelamento das reservas russas enfraqueceu a confiança dos economistas do grupo Goldman Sachs com relação ao dólar.

© Folhapress / Gilson Junio

 

O dólar americano está lidando com alguns dos mesmos desafios que a libra britânica enfrentou em 1900, antes que entrasse em declínio, indicou uma pesquisa da Goldman Sachs.
O banco de Wall Street alerta que o dólar americano poderia perder seu domínio global.
De acordo com a pesquisa, citada pelo portal Business Insider, o movimento de Washington e seus aliados de congelar as reservas de moedas estrangeiras do Banco Central russo gerou preocupações de que os países começassem a abandonar o dólar.
Os desafios nomeados pela Goldman Sachs incluem o fato de que os EUA têm um compartilhamento relativamente pequeno do comércio global em comparação com o domínio de sua moeda nos pagamentos globais.
Outra questão é que o país tem uma deterioração no “Ativo Externo Líquido”, com o crescimento das dívidas externas estrangeiras. Além disso, os países lidam com problemas geopolíticos, como o conflito na Ucrânia.
Os economistas da Goldman Sachs também afirmaram que as grandes dívidas externas dos Estados Unidos estariam ligadas ao fato de os norte-americanos serem grandes importadores de bens, o que poderia ser um problema.

Veja Também