Após mortes, o município de Lençóis Paulista foi à Justiça e conseguiu que o estado seja obrigado a fornecer os medicamentos que estão faltando
Dois pacientes internados com covid-19 morreram, no último domingo (27/3), por falta do chamado “kit intubação”, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela prefeitura de Lençóis Paulista (SP). O conjunto é formado por medicamentos e insumos para intubar pacientes graves, como analgésicos, sedativos e relaxantes musculares. As vítimas foram uma mulher de 46 anos e um homem de 41.
Nesta segunda-feira (29/3), a prefeitura conseguiu uma liminar na Justiça que obriga o estado a fornecer os medicamentos para intubação e a transferência de pacientes. O Departamento Regional de Saúde de Bauru disse que remanejou ampolas para o Hospital Nossa Senhora da Piedade e que está preparado para transferir pacientes se for preciso.
Em uma transmissão ao vivo pelo Facebook, o prefeito Anderson Prado de Lima (DEM) pediu para a população colaborar e não sair de casa. “A situação é séria e depende de você que está aí deste lado, fazendo sua parte e cobrando seus amigos e familiares. É muito fácil a gente se colocar como intelectual de rede social e médico de Wikipédia e não fazer a nossa parte”, afirmou. A cidade acumula 8.179 casos de covid-19 e 100 mortes.