13.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Dois homens são presos por saltar de paraquedas da Torre Eiffel

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
11.1 °
72 %
0kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

Dois homens foram detidos após realizar um salto de paraquedas a partir do topo da Torre Eiffel, localizada em Paris, na madrugada de quinta-feira (10/7). Conforme informado pelas autoridades francesas, os indivíduos foram vistos escalando o símbolo parisiense por volta das 4h30, enquanto usavam balaclavas. Escalar a torre, que tem aproximadamente 300 metros de altura, é proibido.

Após serem avistados, testemunhas acionaram o Grupo de Reconhecimento e Intervenção em Ambientes Perigosos (GRIMP), que tentou persuadi-los a não saltar. No entanto, os escaladores comunicaram que pretendiam pular ao invés de descer.

De acordo com o jornal Le Figaro, os saltos ocorreram perto das 6h. Um aterrissou próximo à Pont d’Iéna e o outro no Champ-de-Mars, diante da Torre Eiffel. Ambos estavam ilesos e foram presos. A polícia também deteve um terceiro homem, que não escalou a torre, mas foi visto nas proximidades e possivelmente auxiliou na ação.

As apurações revelaram que o grupo inclui o chamado “papa do base jumping em Paris”, Loïc, 36 anos, que recentemente saltou da torre da Notre-Dame de Paris no final de março. Ele declarou que naquela ocasião escalou a Notre-Dame para evidenciar falhas na segurança do local em restauração, reaberto ao público recentemente. O suspeito encara as escaladas em monumentos como uma prática com significado espiritual.

Em entrevista concedida ao canal francês TF1/LCI, a promotoria informou que o caso está sob investigação por invasão de um local histórico ou cultural e por colocar terceiros em risco devido a uma violação intencional de normas de segurança ou precaução.

Veja Também