Dois homens, Elias Marçal Rosa e Jackson dos Santos Mathias, receberam penas que totalizam mais de 60 anos de prisão por assassinarem um adolescente cadeirante de 16 anos no bairro Nova Canaã, em Cariacica, Espírito Santo, em 4 de março de 2021. A sentença foi proferida na terça-feira, 19 de agosto.
Segundo o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), os réus estavam detidos preventivamente e cumprirão as penas em regime fechado.
Detalhes do caso
O crime ocorreu quando os réus, acompanhados de um adolescente, invadiram a residência de Leonardo Gastaldi, cadeirante, exigindo o celular dele. Eles questionaram se a vítima estava envolvida com o tráfico de drogas, pois o jovem morava no bairro, cuja área é controlada pelo Primeiro Comando de Vitória (PCV) em Serra.
De acordo com o MPES, os condenados integravam o tráfico dos bairros Porto Novo, Flexal I e Nova Canaã, em Cariacica, estando em conflito com traficantes do bairro Santa Rosa, aliados do PCV.
Os criminosos também perguntaram se Leonardo conhecia a namorada de Elias. Ao revistar o celular da vítima, encontraram um grupo que associaram ao tráfico.
Os réus dispararam múltiplos tiros contra o jovem, atingindo-o com pelo menos 19 tiros, principalmente na cabeça, o que resultou em morte imediata.
Elias foi condenado a 25 anos e 4 meses de prisão, enquanto Jackson recebeu 34 anos e 8 meses. Ambos foram considerados culpados por homicídio qualificado, devido ao motivo torpe e pelo uso de meio que dificultou a defesa da vítima, além de participação em tráfico de drogas e corrupção de menores.
O julgamento aconteceu no Tribunal do Júri do Fórum Criminal de Cariacica, com a presença da família do adolescente que acompanhou toda a leitura da sentença.