26.5 C
Brasília
sexta-feira, 06/02/2026

Documento revela ligação de Epstein com serviço de segurança russo

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.5 °
26.5 °
54 %
3.6kmh
40 %
sáb
28 °
dom
22 °
seg
21 °
ter
23 °
qua
17 °

Em Brasília

Ao solicitar um visto russo em 2011, o ex-financista Jeffrey Epstein mencionou uma organização vinculada ao Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) como a entidade que o convidou para visitar o país. Essa informação foi encontrada em documentos recentes relacionados ao escândalo envolvendo Epstein.

Em seu pedido de visto, Epstein indicou a Vympel, uma organização de veteranos com sede em Moscou, como o local que planejava visitar. A Vympel está ligada ao Grupo Vympel, uma unidade especial do FSB da Rússia, sucessora da KGB após o fim da União Soviética.

Segundo o jornal Novaya Gazeta Europa, formado por jornalistas independentes russos, Epstein teria obtido uma carta-convite da Vympel através de Sergei Belyakov, pessoa que ocupou cargos importantes no governo da Rússia.

Embora não esteja claro se Jeffrey Epstein chegou a visitar a instituição, documentos liberados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos indicam que ele e Sergei Belyakov se encontraram algumas vezes nos Estados Unidos entre 2014 e 2018.

Jeffrey Epstein foi preso em 2008, acusado de liderar uma rede de tráfico sexual envolvendo menores de idade entre as décadas de 1990 e 2000. Sua rede de contatos incluía figuras públicas relevantes, como o casal Bill e Hillary Clinton, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e diversos artistas. Epstein foi encontrado morto na cela em que cumpria prisão em Manhattan.

Veja Também