27.5 C
Brasília
quinta-feira, 19/02/2026

Doação de leite materno cai durante férias e feriados

Brasília
chuva fraca
27.5 ° C
28.4 °
27.5 °
51 %
4.6kmh
75 %
qui
26 °
sex
24 °
sáb
24 °
dom
22 °
seg
20 °

Em Brasília

A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do Distrito Federal, que é referência no país segundo o Ministério da Saúde, teve uma redução de cerca de 20% nas doações de leite materno em janeiro deste ano. O período de férias foi um dos principais fatores para essa queda, com a coleta chegando a aproximadamente 1,5 mil litros, um volume menor do que o esperado.

O Distrito Federal é pioneiro em ser autossuficiente no fornecimento de leite humano, atendendo todas as necessidades dos recém-nascidos internados em unidades neonatais, sem depender de doações externas. O leite materno é fundamental para diminuir a mortalidade infantil e melhorar a saúde e qualidade de vida das crianças, especialmente dos bebês prematuros e com baixo peso.

Mulheres saudáveis, que têm leite em excesso e desejam doar, podem contribuir para essa causa. Graça Cruz, membro da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno, destaca que “quando uma mulher decide doar, ela está ajudando a salvar vidas”. Essa doação não é só uma fonte de alimento, mas também aumenta as chances de sobrevivência e traz benefícios importantes para outras crianças.

Para doar ou receber orientações sobre o aleitamento, é possível entrar em contato com o Banco de Leite Humano (BLH) ou o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) mais próximo. Alternativamente, pode-se realizar o cadastro pelo Disque Saúde 160 (opção 4), pelo site Amamenta Brasília ou pelo Portal do Cidadão do DF. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) oferece suporte para a coleta domiciliar e transporte do leite doado.

Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde do DF.

Veja Também