21.5 C
Brasília
quarta-feira, 10/09/2025

Do Val alerta Fux sobre possíveis sanções caso não apoie Bolsonaro

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.7 °
21.5 °
58 %
2.5kmh
2 %
qui
32 °
sex
34 °
sáb
34 °
dom
34 °
seg
28 °

Em Brasília

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou nesta quarta-feira (10/9) que teve uma reunião no início de junho com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux. Segundo ele, alertou o magistrado que ele estaria isento das sanções dos Estados Unidos caso seguisse com a missão de apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro durante o julgamento relacionado à tentativa de golpe.

Marcos do Val realizou uma transmissão ao vivo na manhã desta quarta, momento em que o ministro Fux votava na ação penal. Fux apresentou um voto divergente do ministro-relator, Alexandre de Moraes, defendendo a absolvição da acusação de formação de organização criminosa e dano ao patrimônio.

Nas preliminares, o ministro considerou a ação inadmissível por estar sendo julgada no STF, tribunal que ele considera inapropriado para o caso.

De acordo com Do Val, foi exibida uma suposta troca de e-mails entre ele e o gabinete do ministro Fux. O encontro teria ocorrido em 4 de junho durante o intervalo de uma sessão do STF, com envolvimento do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

“Converse com os seus colegas ministros sobre a gravidade dos crimes que Alexandre está cometendo e, se perceber que mudará sua postura no STF, você não será incluído na lista de sanções dos Estados Unidos”, declarou Marcos do Val durante a live.

Do Val também afirmou ter tratado do assunto com autoridades americanas durante viagem aos Estados Unidos em julho, mesmo com restrições judiciais sobre sua passagem. Em retorno ao Brasil, ele foi alvo de operação da Polícia Federal por descumprimento dessas decisões.

Ele disse ainda que se reuniria mais tarde com representantes do Departamento de Estado dos EUA e afirmou que Fux teria seguido os compromissos assumidos.

Até o momento, não houve manifestação oficial do Supremo Tribunal Federal ou da Embaixada dos Estados Unidos sobre as declarações feitas por Marcos do Val. O espaço permanece aberto para possíveis posicionamentos.

Veja Também