23.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/09/2025

Distrito Federal conquista medalhas em seis esportes nos Jogos da Juventude

Brasília
chuva fraca
23.5 ° C
23.5 °
23.4 °
46 %
5.1kmh
40 %
qua
31 °
qui
32 °
sex
30 °
sáb
32 °
dom
26 °

Em Brasília

A equipe do Distrito Federal está se destacando nos Jogos da Juventude 2025, com um total de 17 medalhas: sete de ouro, seis de prata e quatro de bronze. O desempenho se sobressai especialmente em esportes menos comuns no país, como tiro com arco e esgrima, onde os atletas brasilienses têm alcançado excelentes resultados, elevando o nome da capital no cenário esportivo juvenil.

Uma das medalhistas de ouro é Luiza Langone, uma jovem atleta de 16 anos do tiro com arco. No ano passado, ela ganhou bronze na mesma competição, mas neste ano buscou o ouro. “Queria muito essa medalha. É a minha primeira em uma competição grande assim”, conta.

Luiza também tem talento além do esporte. Em 2020, ela ganhou um concurso de desenho para o livro infantil “O Ickabog”, de J.K. Rowling, a autora de Harry Potter. Além disso, a atleta, que estuda no Colégio Pódion, toca violino.

“O violino me ajuda a relaxar e pensar melhor. O desenho também melhora minha coordenação e me ajuda a planejar os movimentos para o arco”, explica.

O tiro com arco ainda está em crescimento no Brasil. Luiza destaca a importância de mais pessoas praticarem o esporte e declara que participar de treinamentos e competições tem sido fundamental para seu desenvolvimento e sucesso.

Atletismo e natação em destaque

O atletismo também trouxe várias medalhas para o Distrito Federal. Josué Natividade, de 17 anos, conquistou prata na corrida de 3.000 metros. “A prova foi cansativa, mas estou muito feliz! Como é meu último ano nos Jogos, agora vou focar no futuro e nas categorias maiores”, disse o estudante do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho.

Na natação, Pedro Henrique Moreira, do Colégio Presbiteriano Mackenzie, conquistou ouro, prata e bronze em três provas diferentes. Ele enfatizou que o mais difícil é manter a rotina de treinos, e competir é a parte mais fácil.

“Desde pequeno tento variar os treinos. A prova de borboleta é difícil, mas o mais duro mesmo é manter a rotina de exercícios. Ganhar medalha é a parte fácil”, afirmou. Ele também destacou a alegria de representar o Distrito Federal em casa, com o apoio de amigos e família.

Bronze na esgrima

Com 180 atletas nascidos em escolas públicas e particulares, o Distrito Federal compete em 19 modalidades nos Jogos da Juventude 2025, com ótimos resultados. A equipe conquistou até medalha na esgrima, esporte pouco conhecido e que está presente pela terceira vez na competição.

No cenário nacional, o atleta Guilherme Toldo é referência, com várias medalhas em campeonatos pan-americanos e sul-americanos. No Distrito Federal, a jovem do Colégio Militar de Brasília, Letícia Cabral, conquistou o bronze na modalidade.

Conhecida como “xadrez em movimento”, a esgrima exige muita estratégia e raciocínio rápido. Letícia demonstrou talento e preparo para brilhar, encerrando a competição com a medalha de bronze.

Com informações da Agência Brasília

Veja Também