O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que irá conversar com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, até o dia 30 deste mês sobre a possibilidade de aumentar o número de voos no Aeroporto Santos Dumont.
O governo federal está seguindo os acordos feitos com o Tribunal de Contas da União (TCU) e a prefeitura do Rio de Janeiro. Silvio Costa Filho disse que vão ouvir o prefeito para refletir sobre o assunto, em coletiva de imprensa sobre o setor de aviação civil.
Atualmente, o Santos Dumont tem uma limitação de 6,5 milhões de passageiros por ano, mas o governo está pensando em ampliar esse teto para entre 7,5 e 8 milhões de passageiros, sem prejudicar o funcionamento do Galeão.
Essa restrição começou em janeiro de 2024, para equilibrar a movimentação entre os aeroportos do Rio, conforme pediu a prefeitura. Inicialmente, a limitação era por distância, depois mudou para um limite anual de passageiros.
O prefeito Eduardo Paes reagiu a essa possibilidade, chamando de “rumores” e dizendo que há pessoas tentando mudar essa política de forma oculta na Anac.
Dados mostram que após o limite ter sido imposto, o número de passageiros no Santos Dumont caiu de 10,9 milhões para 5,7 milhões, enquanto no Galeão subiu de 6,8 milhões para 16,1 milhões, o que aumentou em 23% o total de passageiros nos aeroportos do Rio entre 2023 e 2025.
