Nossa rede

Brasil

Disco dos Racionais é presente da Prefeitura de São Paulo para o Papa

Publicado

dia

‘Sobrevivendo no Inferno’ tem trechos bíblicos; Haddad foi ao Vaticano.
Ideia do presente foi de grupo de jovens da periferia.

 

racionais-2

O disco “Sobrevivendo no Inferno”‘, dos Racionais MC’s, foi o presente escolhido pela Prefeitura de São Paulo para dar ao Papa Francisco. O prefeito Fernando Haddad participou de seminário no Vaticano nesta semana.

A ideia do presente foi repassada por um grupo de jovens da periferia ao coordenador de Políticas para Juventude, Cláudio Aparecido da Silva. A capa do LP “Sobrevivendo no Inferno” tem uma cruz e o Salmo 23, capítulo 3: “Refrigere minha Alma e guia-me pelo caminho da Justiça”.

aixas do disco como “Genesis” e “Capítulo 4, Versículo 3”, compostas por Mano Brown, têm trechos bíblicos. O álbum aborda questões relacionadas à desigualdade social, racismo, entre outras. Um dos maiores sucessos é “Diário de um Detento”, inspirado no diário de Jocenir, ex-detento do Presídio do Carandiru.

O Racionais MC’s surgiu no final dos anos 80 com “um discurso que tinha a preocupação de denunciar o racismo e o sistema capitalista opressor que patrocinava a miséria que estava automaticamente ligada com a violência e o crime”, segundo o site oficial do grupo.

Haddad teve audiência com o Papa Francisco nesta terça-feira (21), mas não conseguiu entregar o disco. O secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Vicente Travas, que segue em seminário em Roma, deve deixar o LP, autografado pelos integrantes do grupo, aos cuidados do Papa por meio do chanceler do Sacro Colégio.

papa-prefeitos

Haddad e outros prefeitos cumpromentam Papa Francisco nesta terça-feira (21) no Vaticano.

 

Carta de prefeitos brasileiros

Haddad, juntamente com chefes de administrações municipais vinculados à Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entregou uma carta ao Papa em que diz que os governos locais, as prefeituras, também devem colaborar para reverter a crise climática global e cita metas estabelecidas para desatrelar o desenvolvimento das cidades do aumento de emissões de gases de efeito estufa.

O texto menciona que as mudanças climáticas pioram a qualidade de vida, especialmente da população mais carente, e que, para superar a vulnerabilidade dos mais pobres, adota políticas públicas de inclusão social.

Os prefeitos ainda pedem que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça a importância dos governos locais na sustentabilidade do mundo e desenvolvimento humano.

Fernando Haddad foi convidado pelo Vaticano para um seminário com 15 prefeitos de todo o mundo e o governador da Califórnia no Vaticano nos dias 21 e 22 deste mês. O convite foi assinado pelo monsenhor Marcelo Sanches Sorondo, responsável pelo Sacro Colégio.

São Paulo possuía, até o ano passado, o programa de inspeção veicular ambiental, que contribuía para a redução da poluição do ar.

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Brasil

Coronavírus infecta 254.552 pessoas e provoca 5.690 mortes em Goiás, diz governo

Publicado

dia

Por

Nas últimas 24 horas, mais 1.925 pessoas submetidas a testes tiveram resultado positivo e 36 novas mortes foram registradas no estado.

Teste coronavírus Covid-19 Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

As infecções e mortes provocadas pelo coronavírus continuam se alastrando em Goiás e chegam a 254.552 casos confirmados e 5.690 óbitos. Os dados são do boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado nesta segunda-feira (26).

Nas últimas 24 horas, mais 1.925 pessoas submetidas a testes tiveram resultado positivo e 36 novas mortes foram registradas no estado.

De acordo com o boletim, 244.053 pessoas se recuperaram da Covid-19. Há também 242.112 casos suspeitos de coronavírus que estão em investigação.

Ocupação dos leitos de UTI

A rede pública estadual de saúde tem 294 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. Neste quinta-feira, a taxa de ocupação está em 63,6%. Na enfermaria, o número está em 22,4%.

Já na rede municipal de Goiânia, dos 197 leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus, 44,5% estão ocupados. Na enfermaria, o índice é de 37,2%.

Evolução dos casos

Casos confirmados:

  • O governo estadual registrou os três primeiros casos de Covid-19 em 12 de março;
  • Em 6 de maio, Goiás ultrapassou 1 mil casos confirmados e atingiu 45 mortes;
  • Em 15 de junho, o estado contabilizou 10 mil casos de coronavírus e 226 mortes;
  • Em 19 de julho, devido a uma instabilidade no sistema de notificação, houve redução de 17 casos nos números de infectados;
  • Em 23 de julho, Goiás atingiu os 50 mil casos;
  • Em 14 de agosto, o estado ultrapassou 100 mil casos confirmados da doença;
  • No dia 18 de agosto, o estado registrou o recorde de casos, com 4.128 novas confirmações e 128 mortes por Covid-19 em um dia;
  • Goiás ultrapassa 150 mil casos em 9 de setembro;
  • Em 27 de outubro, o estado passou de 250 mil casos confirmados.

Mortes confirmadas:

  • A primeira morte por coronavírus registrada em Goiás foi em 26 de março;
  • A marca de 1 mil mortes foi registrada em 16 de julho, dois meses após o início da pandemia em Goiás;
  • Em 8 de agosto, o estado ultrapassou a marca de 2 mil mortos, cinco meses após o registro dos primeiros casos;
  • No dia 18 de agosto, o estado registrou o recorde de mortes, com 128 novas confirmações em um dia;
  • A marca de 3 mil mortos foi atingida em 28 de agosto;
  • Em 18 de setembro, o estado ultrapassa 4 mil mortos confirmados;
  • Goiás chegou a 5 mil mortes em 7 de outubro.

Ver mais

Brasil

Campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo é prorrogada até o dia 13 de novembro

Publicado

dia

Por

Sergipe ainda não atingiu a meta da cobertura vacinal de 95%.

Vacinação — Foto: Ikamahã/PCR/Divulgação/Arquivo

A Campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, que iria encerrar nesta sexta-feira (29), foi prorrogada até o dia 13 de novembro. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que explica que o estado não atingiu a meta da cobertura vacinal de 95%.

A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) tem como público-alvo crianças de um a menores de cinco anos. Já a do sarampo é direcionada às pessoas com idades entre 20 a 49 anos. No caso da multivacinação, o objetivo é estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes a menores de 15 anos. Serão ofertadas todas as vacinas de rotina do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente.

Até o momento, 50 mil crianças foram vacinadas contra a poliomielite e para a vacina do sarampo 123 mil adultos foram imunizados. A campanha de multivacinação para crianças e adolescentes, os dados só serão divulgados no fim do mês.

De acordo com a Secretaria de estado da Saúde, os municípios que ainda não conseguiram atingir essa meta devem continuar realizando a busca ativa de quem ainda não procurou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os pais ou responsáveis precisam levar as crianças munidos da carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas.

Para se imunizar as pessoas deverão apresentar a carteira de vacinação e documento de identificação nas unidades, das 7h30 às 16h30.

Ver mais

Brasil

Produção global de milho será menor na safra 2020/21

Publicado

dia

Por

Conselho Internacional de Grãos estima 4 milhões de toneladas a menos no período, refletindo quedas nas perspectivas para as safras dos Estados Unidos, Ucrânia e União Europeia.

Produção de milho em MT — Foto: José Medeiros/Gcom-MT

O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) reduziu nesta quinta-feira (29) sua estimativa para a produção global de milho 2020/21 em 4 milhões de toneladas, para 1,156 bilhão, refletindo quedas nas perspectivas para as safras dos Estados Unidos, Ucrânia e União Europeia.

Em sua atualização mensal, o IGC cortou a projeção para a safra da Ucrânia para 33 milhões de toneladas, uma mínima de três anos, ante 35 milhões de toneladas vistas anteriormente.

A produção de milho dos EUA foi estimada em 373,9 milhões de toneladas, em linha com a estimativa do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês), mas abaixo da projeção anterior do IGC, de 376,5 milhões de toneladas.

Já a safra de milho da UE deverá atingir 62,6 milhões de toneladas, versus previsão de 67,4 milhões de toneladas publicada anteriormente.

O IGC elevou marginalmente sua estimativa para a safra global de trigo 2020/21, em 1 milhão de toneladas, e passou a projetá-la em 764 milhões de toneladas.

A produção global de soja em 2020/21, enquanto isso, foi estimada em 370 milhões de toneladas, uma queda frente à previsão anterior de 373 milhões de toneladas, diante de reduções vistas nas safras dos EUA, Argentina, Índia e Ucrânia.

Ver mais

Brasil

Ribeirão Preto, SP, registra 93 novos casos de Covid-19 e dois óbitos, diz Prefeitura

Publicado

dia

Por

Pelo terceiro dia consecutivo, UTIs têm 47,51% de ocupação, com 86 internados em 181 vagas disponíveis. Nesta quarta-feira (28), total de infectados é de 30.831 e o de mortes é de 845.

Epidemias de Sars e Mers já ‘anteciparam’ algo em relação à Covid-19, diz especialista — Foto: Getty Images via BBC

O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (28) pela Prefeitura aponta 93 novos casos confirmados de Covid-19 em Ribeirão Preto (SP), em comparação aos dados do dia anterior. No total, são 30.831 moradores infectados desde março.

novo balanço registrou ainda mais dois óbitos, elevando o total para 845. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as mortes ocorreram nos dias 19 e 26 de outubro e são de duas pacientes, de 62 e 81 anos, que estavam internadas em hospitais particulares.

Ao todo, a cidade contabiliza 470 mortes de pacientes do sexo masculino e outras 375 de pacientes do sexo feminino.

Em comparação ao boletim de terça-feira (27), mais 174 moradores testaram negativo para o novo coronavírus, chegando a 38.432 suspeitas descartadas por exames.

Nesta quarta-feira, o número de pessoas que aguarda resultado de testes é de 1.031.

Hospitais

De acordo com o site leitoscovid.org, que mostra em tempo real a situação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria na rede de saúde da cidade, às 18h desta quarta-feira, 86 pacientes em estado grave estavam internados nas 181 vagas disponíveis – 47,51% de ocupação, mesmo índice de terça-feira.

Só nos hospitais públicos, onde estão 116 vagas, 40 estavam ocupadas – taxa de 34,48%.

Na enfermaria, dos 225 leitos oferecidos no total, 85 estavam preenchidos – índice de 37,78%.

Ver mais

Brasil

TCE-PB condena ex-prefeito de São Sebastião de Umbuzeiro a pagar dívida de quase R$ 9 milhões

Publicado

dia

Por

Contas da prefeitura em 2014 foram rejeitadas porque ex-gestor não aplicou os percentuais mínimos em saúde e educação.

Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro, PB. Ex-prefeito é condenado a pagar quase quase R$ 9 milhões por prejuízos aos cofres públicos. — Foto: Reprodução/Site da Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro

O ex-prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro, Francisco Alípio Neves, foi condenado a pagar quase R$ 9 milhões por prejuízos aos cofres do município, conforme decisão do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), nesta quarta-feira (28). As contas da prefeitura em 2014 foram rejeitadas porque não foram aplicados os percentuais mínimos em saúde e educação, e porque deixou de recolher 100% das contribuições previdenciárias, que garantem a aposentadoria dos servidores.

O G1 tentou entrar em contato com o prefeito, mas até a publicação desta reportagem não havia conseguido localizar o ex-gestor.

O TCE-PB multou o ex-prefeito em R$ 8.815,42 por transgressão a normas constitucionais e legais. Ele tem um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento ao Tesouro Estadual, no Fundo de Fiscalização Orçamentária e Financeira Municipal.

Ainda de acordo com o TCE, o ex-prefeito cometeu diversas irregularidades, como déficit financeiro e orçamentário, despesas sem comprovação, sonegação de documentos junto ao TCE e omissão de gastos.

Nos percentuais mínimos, valor mínimo de recursos orçamentários do município que devem ser aplicado em ações e serviços públicos, o ex-prefeito aplicou apenas 2.95% em educação, sendo 25% o mínimo exigido por lei. Para a saúde, foram aplicados apenas 9.11%, dos 15% estabelecidos pela Constituição Federal.

Francisco Alípio Neves já foi condenado pelo TCE-PB, em 2019, por dívidas de cerca de R$ 53 mil aos cofres públicos causadas por contratação de despesas sem comprovação referentes à locação de carro de som no valor de R$ 9.800,00 e contratação de serviços de aração de terra no valor de R$ 42.790,00.

Ver mais

Brasil

Incêndio no Hospital de Bonsucesso deixa 2 mortos; ambos tinham covid-19

Publicado

dia

Por

Vítimas estavam em estado grave na UTI; uma delas morreu ao ser transferida para outro local

Hospital Federal de Bonsucesso: paciente estava em estado grave no CTI da unidade de saúde (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Um incêndio de grandes proporções atingiu na manhã desta terça-feira o Hospital Geral de Bonsucesso, uma unidade de referência para diferentes especialidades no Rio de Janeiro, e duas pacientes que estavam internadas com covid-19 morreram.

As duas vítimas estavam internadas em estado grave devido à doença causada pelo novo coronavírus e morreram durante o processo de transferência devido ao fogo. As vítimas tinham 42 e 83 anos, segundo o hospital, localizado na zona norte da cidade.

No prédio que pegou fogo havia 25 pacientes em estado grave.

O Corpo de Bombeiros informou que o fogo foi controlado no início da tarde, mas os bombeiros levaram mais algumas horas para conseguir apagar os sinais de fumaça.

“O rescaldo ainda vai demorar bastante. As causas estão sendo apuradas, mas começou no subterrâneo onde tinha muito material inflamável. Por sorte, o hospital é dividido em prédios e isso ajudou na evacuação. Mas como o subterrâneo se comunica entre os prédios a fumaça se espalhou“, disse o porta-voz do Corpo de bombeiros, Lauro Botto.

O incêndio teria começado em um prédio onde estariam cerca de 200 pacientes. Segundo relatos, houve pânico e correria entre pacientes, parentes, funcionários e profissionais de saúde.

O local precisou ser esvaziado às pressas por causa das chamas e da coluna de fumaça.

“A situação está complicada. Tem pacientes críticos graves que foram levados para o estacionamento do hospital onde não tem como ligar equipamentos e monitores… Tem profissional passando mal, o prédio foi todo evacuado, mas a fumaça chega ao outro prédio“, disse a técnica de enfermagem Tassiana Cardoso.

“Foi um pânico e um desespero danado, só pensava em salvar meu filho“, disse Ana Diniz, que estava com o filho de apenas 4 dias de vida, nascido no hospital.

Bombeiros de 12 unidades e quartéis foram acionados para conter as chamas.

Segundo o secretário de Defesa Civil do Estado, Leandro Monteiro, a unidade atingida pelo incêndio já tinha sido notificada duas vezes e houve dois autos de infração do Corpo de Bombeiros.

“Nós estávamos num processo de interdição do hospital, mas é humanamente impossível interditar um hospital com 400 a 500 leitos“, disse.

Peritos da Polícia Federal estiveram no local para avaliar o prédio afetado pelo incêndio.

 

Ver mais

Hoje é

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Publicidade

Disponível nosso App

Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade

Viu isso?