O papa Leão XIV completou 70 anos no último domingo (14/9). Para celebrar a ocasião, religiosos da antiga diocese do Santo Padre na cidade de Chiclayo, no Peru, organizaram uma festa que contou com bolos personalizados trazendo a imagem do pontífice, além da participação da comunidade local.
Leão XIV dedicou grande parte de sua missão ao Peru, onde atuou como bispo da diocese de Chiclayo de 2015 a 2023, e possui dupla cidadania americana e peruana. O religioso manifestou sua gratidão em suas redes sociais, dizendo:
“Queridos amigos, hoje completo 70 anos. Agradeço a Deus e aos meus pais, bem como a todos que me incluíram em suas orações.”
Nomeado para suceder o papa Francisco em maio deste ano, Leão XIV é o primeiro papa natural dos Estados Unidos eleito pelo colégio cardinalício para liderar a Igreja Católica. Seu nome de nascimento é Robert Francis Prevost, nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois. Ele é filho de Louis Marius Prevost, que tem ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de origem espanhola.
Em 2023, Leão XIV recebeu o título de cardeal concedido pelo papa Francisco.