16.5 C
Brasília
quarta-feira, 20/08/2025

Dino exige aprovação no Brasil para ordens de outros países

Brasília
céu limpo
16.5 ° C
16.5 °
16.5 °
55 %
2.1kmh
0 %
qua
29 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
28 °

Em Brasília

CÉZAR FEITOZA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (18) que decisões judiciais e ordens de outros governos só terão validade no Brasil se forem aprovadas por aqui.

A decisão tem como objetivo proteger o ministro Alexandre de Moraes dos efeitos da Lei Magnitsky, uma sanção financeira aplicada pelo governo dos Estados Unidos ao magistrado.

Dino afirmou que leis e ordens de outros países não produzem efeito sobre pessoas, negócios ou bens localizados no Brasil sem essa aprovação.

O comunicado da decisão foi enviado ao Banco Central, à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), à Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e à Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg).

A Lei Magnitsky permite que pessoas envolvidas em condutas condenadas pelos Estados Unidos sejam penalizadas, incluindo o congelamento de bens e restrições nas operações financeiras.

Essa medida dos EUA pode bloquear bens e operações em dólares, incluindo o uso de cartões como Mastercard e Visa.

Até agora, os bancos brasileiros entendem que as sanções bloqueiam apenas transações internacionais em dólar, enquanto transações em real continuam normais.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou ter comunicado ao secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, que bancos brasileiros não estão aplicando completamente as sanções previstas pela Lei Magnitsky contra Moraes.

Veja Também