Torcedor fervoroso do Botafogo, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), demonstrou sua empolgação para o confronto do seu time contra o Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes, ao trazer o assunto durante uma audiência pública na Corte.
Na sexta-feira (27/6), Dino participou de um evento no STF que discutiu a transparência na liberação das emendas parlamentares. Após uma apresentação que mencionou o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o ministro aproveitou para animar o ambiente em uma audiência que se prolongou durante o dia todo.
Dino mencionou que irá falar com Maia no sábado (28/6): “Vamos celebrar a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras amanhã; ele também é um grande torcedor do Botafogo“.
Logo após, o ministro sorria e completou: “Desde já informo que, se o Palmeiras vencer, não façam brincadeiras, é só torcida, não é previsão”.
O jogo
Todos os times brasileiros que estão participando da Copa do Mundo nos Estados Unidos avançaram para as oitavas de final. O Botafogo enfrentará o Palmeiras neste sábado, às 13h (horário de Brasília), para decidir quem seguirá para as quartas de final.
As emendas
Durante a audiência pública, Dino defendeu novamente a necessidade de transparência e a possibilidade de rastrear as emendas parlamentares, além de enfatizar a competência do Tribunal para tratar deste assunto.
O tema é objeto das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7688, 7695 e 7697, apresentadas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), pela Procuradoria-Geral da República e pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), respectivamente.
As emendas parlamentares impositivas são aquelas que o Poder Executivo é obrigado a executar. Elas incluem emendas individuais de transferência especial (“emendas Pix”), emendas individuais de transferência com finalidade definida e as emendas de bancada.
Ao longo das discussões sobre o que ficou conhecido como orçamento secreto, que foram inicialmente conduzidas pela ministra aposentada Rosa Weber, atualmente a responsabilidade está com o ministro Flávio Dino.
Na sexta-feira (27/6), mais de 30 representações, entre sociedade civil e Poderes Legislativo e Executivo, debateram a obrigatoriedade de execução das emendas durante audiência pública.