19.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/12/2025

Dino afirma no STF que julgamento do golpe não é vingança

Brasília
nublado
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
95 %
2.6kmh
100 %
qua
27 °
qui
23 °
sex
25 °
sáb
19 °
dom
17 °

Em Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino declarou que a análise judicial da conspiração golpista na Corte, que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus associados, não é uma questão de “vingança”, mas sim uma resposta da Justiça.

Dino, que preside a Primeira Turma, afirmou isso ao finalizar a discussão principal do julgamento, após a maioria dos magistrados condenar cinco dos seis acusados do segundo núcleo da conspiração golpista. O ministro destacou que o trabalho dos juízes não é guiado por sentimentos de revanche, mas pela obrigação de responder a condutas ilegais.

“É importante ressaltar: não se trata de vingança. Atos criminosos precisam de uma resposta, e o magistrado deve minimizar ao máximo suas subjetividades, pois o julgamento penal não é simplesmente um ato de punição”, explicou Flávio Dino.

Ele continuou: “Não estamos discutindo algo fora do comum. Estamos avaliando racionalmente casos específicos, baseados nos princípios da legalidade, tipicidade e devido processo legal, além de, de certa forma, cumprir um dever ético”, mencionou Dino.

Condenação

Com os votos dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, a Primeira Turma do STF confirmou a condenação de cinco dos seis integrantes do segundo grupo da organização golpista.

Os condenados são acusados de coordenar as ações da quadrilha que tentou garantir a permanência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no cargo.

Veja Também