28.5 C
Brasília
sexta-feira, 12/12/2025

Dino afasta ex-assessora de Lira de função na Câmara

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
51 %
4.1kmh
40 %
sex
29 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
20 °
ter
24 °

Em Brasília

Mariângela Fialek, que anteriormente atuava como assessora do deputado Arthur Lira (PP) e foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (12/12), foi afastada de todas as atividades relacionadas às emendas parlamentares por determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa medida permanecerá até que as investigações sejam concluídas.

Dino aceitou o pedido da Polícia Federal e decretou não apenas o afastamento das funções indicadas, mas também autorizou a busca e apreensão pessoal e veicular, além da quebra do sigilo de dados telefônicos e digitais da investigada.

Mariângela, conhecida como Tuca, é atualmente lotada na Liderança do Partido Progressista na Câmara dos Deputados. O ministro autorizou a Polícia Federal a entrar em qualquer imóvel pertencente a ela, assim como em qualquer sala onde desempenhe suas funções, incluindo mesas, arquivos, armários e computadores sob sua responsabilidade direta.

Sobre a Operação

A Operação Transparência investiga possíveis irregularidades na destinação de recursos públicos via emendas parlamentares. Esta ação surgiu a partir de uma investigação mais ampla que contou com depoimentos de diversos parlamentares, entre eles Glauber Braga (Psol-RJ), José Rocha (União-BA), Adriana Ventura (Novo-SP), Fernando Marangoni (União-SP), Dr. Francisco (PT-PI) e Cleitinho (Republicanos-MG).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favoravelmente à realização da operação, indicando que há elementos suficientes que justificam as buscas e apreensões.

Paulo Gonet, procurador-geral da República, ressaltou que os depoimentos coletados dos parlamentares evidenciam a necessidade dessa investigação aprofundada.

Posição de Arthur Lira

Ao comentar sobre a operação, Arthur Lira declarou que é prematuro afirmar que há desvio de emendas antes de uma investigação completa.

Ele destacou que Mariângela possui excelente conhecimento técnico em orçamento e ressaltou que ela não possui nenhuma conduta que possa comprometer sua reputação. Segundo Lira, ela é uma servidora pública dedicada que presta serviço a todos os partidos, abrangendo diversas posições políticas, desde a direita até a esquerda, incluindo o PT e o PSol.

Veja Também