Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Médica de Hebei, na China, revela que o cobre encontrado em alimentos pode ser fundamental para manter a memória e as funções cerebrais em idosos com 60 anos ou mais. A pesquisa, publicada em 7 de julho na revista Scientific Reports, analisou dados de 2.420 adultos dos Estados Unidos.
Os cientistas examinaram o consumo diário de cobre dos participantes e o desempenho deles em testes de memória, linguagem e raciocínio. Participantes que consumiam em torno de 1,4 mg de cobre por dia tiveram resultados notavelmente melhores em tarefas que avaliam atenção, fluência verbal e memória recente, em comparação com aqueles que consumiam menos.
Segundo o artigo, os autores destacam: “O cobre é um mineral essencial para diversas funções fisiológicas, como a produção de neurotransmissores, geração de energia nas células e proteção antioxidante. Ele atua como cofator vital em enzimas que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso”.
Os benefícios do cobre parecem atingir um limite; a melhora cognitiva ocorre entre 1,2 mg e 1,6 mg diários, sem ganhos adicionais acima dessa faixa. Contudo, consumos excessivos podem ser prejudiciais, pois aumentam o estresse oxidativo nas células. Nos Estados Unidos, o limite seguro de ingestão é 10 mg por dia, mas os efeitos positivos observados foram com doses bem inferiores.
Para aumentar o cobre na dieta, alimentos como mariscos, fígado (bovino ou de cordeiro), nozes, sementes de girassol, leguminosas (lentilha, grão-de-bico), batata, chocolate amargo e cogumelos são boas opções. Uma pequena porção destes alimentos pode suprir a quantidade benéfica de cobre.
O estudo é observacional, mostrando correlação, não causação direta entre o cobre e o desempenho cerebral. Ainda assim, os achados apontam que uma alimentação equilibrada, contendo cobre, pode contribuir para a saúde mental com o passar do tempo.
Se desejar inserir mais alimentos ricos em cobre em sua dieta, é aconselhável consultar um nutricionista para garantir um equilíbrio seguro e adequado dos nutrientes.