A Diageo, fabricante do uísque Johnnie Walker e da cerveja Guinness, anunciou a nomeação de Dave Lewis, ex-presidente da rede de supermercados Tesco, como seu novo CEO nesta segunda-feira (10). A escolha de alguém externo à empresa visa impulsionar o crescimento da gigante de bebidas alcoólicas, que enfrenta desafios recentes.
Com 60 anos, Lewis tem como missão liderar a reestruturação da empresa diante de dificuldades como o aumento das tarifas nos Estados Unidos, seu principal mercado, altos níveis de endividamento e a queda no consumo de bebidas alcoólicas entre os consumidores mais jovens.
Na semana passada, a Diageo já havia revisado para baixo suas expectativas de vendas e lucros para o ano fiscal de 2026. Após o anúncio da nomeação, as ações da empresa subiram quase 8%.
Especialistas indicam que a chegada de Lewis é positiva. O analista James Edwardes Jones, da RBC Capital Markets, descreveu a nomeação como uma surpresa agradável, enfatizando o potencial do executivo para revitalizar a empresa.
Experiência comprovada
Dave Lewis liderou a Tesco entre 2014 e 2020, período em que enfrentou um complicado cenário causado por um escândalo contábil. Com sua gestão, recuperou a empresa, reforçando sua liderança no mercado britânico.
Antes disso, teve uma longa trajetória na Unilever, onde ganhou o apelido de “Dave Drástico” devido às medidas de corte de custos e estratégias inovadoras de marketing que implementou.
Especialistas acreditam que, embora talvez não sejam necessárias mudanças radicais na Diageo, é fundamental revitalizar as marcas em um momento de dificuldades para o setor.
Principais desafios e expectativas
Lewis encontra uma empresa sobrecarregada pela dívida líquida de US$ 21,9 bilhões e com a perspectiva de rating rebaixada pela agência Fitch, devido à alavancagem e às incertezas no cenário tarifário global.
Investidores esperavam que o presidente-executivo interino, Nik Jhangiani, assumisse o cargo permanentemente, mas ele deverá retornar ao cargo de diretor financeiro no próximo ano. A anterior CEO, Debra Crew, enfrentou dificuldades para reanimar o crescimento da empresa.
Reconhecido por combinar profundo conhecimento em marcas com objetividade e determinação, Dave Lewis expressou entusiasmo para trabalhar junto à equipe, enfrentando desafios e aproveitando oportunidades para gerar valor aos acionistas.
Atualmente, além de ter sido condecorado com o título de cavaleiro em 2021, Lewis também preside o grupo de saúde do consumidor Haleon, cargo que deixará no final do ano para se dedicar totalmente à Diageo.
