Altair Souza Aguiar, de 59 anos, relembra um dia comum que mudou sua vida. Depois de trabalhar e ir à igreja, ela começou a sentir uma dor intensa que a fez procurar o Hospital de Base, onde foi diagnosticada com trombose. Internada por cinco dias, ela segue em tratamento e afirma que é possível viver bem mesmo com a doença.
O Dia Mundial da Trombose, celebrado em 13 de outubro, homenageia o médico alemão Rudolf Virchow, que fez estudos importantes sobre a doença. No Brasil, cerca de 400 mil pessoas são afetadas pela trombose a cada ano, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).
Mas o que é trombose? A médica especializa em cirurgia vascular, Elma Castro, explica que a trombose ocorre quando um coágulo bloqueia um vaso sanguíneo, seja arterial ou venoso. Ela reforça a importância de procurar atendimento médico rápido em caso de dores, especialmente nas pernas, para evitar complicações graves.
Como prevenir a trombose
Elma Castro alerta que pessoas com tendência à trombose ou com casos na família devem evitar o uso de anticoncepcionais, pois podem aumentar o risco. Ela menciona o caso de uma jovem de 19 anos que teve trombose associada ao uso desse método.
Em viagens longas, é fundamental se manter hidratado, fazer paradas regularmente se estiver em carro, e em ônibus ou avião, levantar-se e caminhar um pouco, alongando os pés. Usar meias de compressão e roupas confortáveis ajuda bastante na prevenção.
- Evitar tabagismo
- Controlar diabetes
- Manter colesterol em níveis adequados
- Evitar sobrepeso
Além disso, uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares reduzem o risco de trombose. Consultas médicas frequentes são importantes para controlar doenças que podem favorecer a condição, como diabetes. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal também possui protocolos para cuidar de pacientes imobilizados e mulheres no pós-parto.
Informações fornecidas pela Agência Brasília.