27.5 C
Brasília
segunda-feira, 26/01/2026

Dia da Educação Ambiental incentiva cuidado com a natureza desde cedo

Brasília
nuvens quebradas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
57 %
5.1kmh
75 %
seg
26 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
26 °

Em Brasília

O Dia da Educação Ambiental, comemorado em 26 de janeiro, destaca a importância de ensinar as pessoas desde pequenas a cuidar do meio ambiente para ajudar a combater as mudanças no clima, a poluição e a perda de animais e plantas, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Desde 1975, essa data é usada para mostrar como a educação pode ajudar cidadãos e crianças a entender os problemas ambientais e escolher opções que vão preservar o planeta para o futuro, seguindo os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

No estado do Ceará, o projeto Ecocidadão, realizado pela Marquise Ambiental junto com outras empresas, ajuda mais de 700 crianças e jovens de famílias com menos recursos. Na escola Novo Destino, em Caucaia, os alunos recebem aulas extras e participam de atividades que ensinam sobre reciclagem e o cuidado com o meio ambiente.

Aos nove anos, Valéria Miranda, que vive em Caucaia, mostra como esses projetos fazem a diferença. Ela aprendeu a separar o lixo para fazer brinquedos e ensina o que aprendeu para seus irmãos. “Eu gosto de brincar, plantar flores e cuidar da minha família. Aprendi aqui no projeto que, se eu separar o lixo, posso fazer outras coisas com ele”, conta.

O professor Arley Alves dos Santos explica que as atividades ajudam as crianças a adquirir habilidades para o dia a dia, integrando o ensino sobre o ambiente ao currículo escolar. Para Hugo Nery, diretor-presidente da Marquise Ambiental, o projeto vai além do esperado, facilitando a coleta seletiva em 11 cidades de seis estados ao envolver as comunidades.

Para ensinar práticas sustentáveis, são usadas ferramentas como o filme de animação “O Presente de Cecília”. Inspirada na história, Valéria sonha com um mundo limpo para evitar doenças.

No Maranhão, a universitária Lorena Ribeiro, de 23 anos, coloca em prática tudo que aprendeu desde pequena sobre o meio ambiente. Influenciada pelos pais, ela cursa Biologia no Instituto Federal do Maranhão e trabalha no Laboratório de Biodiversidade Aquática. Como voluntária na iniciativa Guardiões do Futuro, da Fundação Grupo Boticário, participou em dezembro de 2023 da restauração de 30 hectares de restinga no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Nessa ação, foram plantadas 600 mudas de árvores nativas em áreas desmatadas ilegalmente para o turismo, ajudando a proteger espécies como o tamanduaí, o menor tamanduá do mundo. “A educação ambiental é uma ponte entre o que queremos fazer e o que realmente acontece”, afirma Lorena, ressaltando os benefícios para as próximas gerações, a fauna e a flora.

Essas histórias mostram como empresas, educadores e jovens juntos conseguem transformar de forma duradoura o cuidado com o nosso planeta.

Veja Também