O Distrito Federal receberá sete novos peritos médicos federais para atuação nas unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizadas nas regiões administrativas de Planaltina, Sobradinho e Taguatinga. Atualmente, a equipe conta com 67 profissionais, e esse reforço representa um aumento de 10,45% na capacidade operacional da perícia médica no DF. Na região Centro-Oeste, estão previstos 74 novos médicos peritos, ampliando em 28% essa capacidade.
Mais de 37 mil pessoas aguardam atendimento no Distrito Federal após solicitarem benefícios, sendo que 21.650 estão esperando há mais de 45 dias para a aprovação do auxílio na capital federal.
O tempo médio para concessão dos benefícios, desconsiderando os períodos em que o processo ficou parado por pendências do segurado, aumentou em sete dias, conforme dados do Portal da Transparência do Ministério da Previdência Social. Em maio, o tempo médio era de 44 dias e, em junho, subiu para 51 dias.
De acordo com informações do Ministério da Previdência, em junho, 2,4 milhões de pessoas aguardavam análise do INSS no Brasil, número que representa uma redução de 9,8% em comparação a março, quando havia 2,7 milhões de pedidos.
Esses novos profissionais foram aprovados por meio de um concurso público realizado em fevereiro, o primeiro após 15 anos sem novas contratações. No dia 30 de julho, o Ministério da Previdência Social publicou a nomeação dos primeiros 250 novos servidores no Diário Oficial da União.
Wolney Queiroz, ministro da Previdência Social, comentou as melhorias no quadro de peritos, com foco especial nas regiões que enfrentam maior demanda. “Os novos peritos atuarão onde a necessidade é maior e a fila por perícia é mais longa. A chegada desses profissionais será fundamental para melhorar o atendimento aos segurados,” afirmou o ministro.
Wolney Queiroz também destacou o compromisso de reduzir o tempo de espera no INSS, conforme orientação do presidente Lula. “Nossa meta é garantir que os cidadãos aguardem menos de 45 dias entre o pedido e o recebimento do benefício,” declarou em entrevista concedida em 23 de julho.
O Ministério organizou a distribuição das vagas por estado considerando a demanda real, o tempo médio de espera e a localização estratégica para os atendimentos. Estima-se que os 250 peritos nomeados possam iniciar suas funções já em agosto, após a realização dos procedimentos de posse.