10.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

DF terá hotel social para abrigar pessoas em situação de rua e seus pets

Brasília
céu limpo
10.5 ° C
10.5 °
10.5 °
87 %
2.6kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
28 °

Em Brasília

O Distrito Federal vai inaugurar o seu primeiro hotel social destinado a receber pessoas que vivem nas ruas junto de seus animais de estimação. Localizado na região central de Brasília, o local oferecerá 200 vagas. Atualmente, existe um espaço para pernoite temporário na 907 Sul, com capacidade para 110 pessoas, funcionando somente no inverno.

Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil do DF e coordenador da Política Distrital para a População em Situação de Rua, ressaltou a importância dessa iniciativa: “Este novo espaço será permanente e acolherá também os pets daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, aproximando-nos ainda mais dessas pessoas”.

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social, explicou que a ideia surgiu após a pandemia, quando se criaram alojamentos provisórios para ajudar a população de rua. Agora, o hotel social visa ser uma alternativa permanente, oferecendo abrigo e suporte para que essas pessoas possam buscar autonomia e acessar outras políticas públicas.

O hotel funcionará das 19h às 8h, disponibilizando local para dormir, banho quente e duas refeições diárias: jantar e café da manhã. A administração será feita por uma Organização da Sociedade Civil, que também cuidará da alimentação dos pets em um canil localizado no local. O prédio já está quase pronto, passando por reformulações para melhor atender a população.

Para facilitar o acesso, haverá transporte gratuito saindo da Rodoviária do Plano Piloto e do Centro Pop, na Asa Sul. De acordo com Ana Paula Marra, o Plano Piloto concentra a maior parte das pessoas em situação de rua no DF, por isso é o ponto de partida das vans.

Além do abrigo, o projeto inclui acompanhamento socioassistencial por equipes especializadas. O objetivo é sensibilizar essas pessoas para que possam ser encaminhadas a casas de acolhimento e participar de cursos e programas de emprego oferecidos pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Econômico do Distrito Federal.

Acolhimento

O DF foi pioneiro ao desenvolver um plano de políticas públicas para a população em situação de rua após a suspensão das abordagens pelo STF. Lançado em maio de 2024, o plano coordenado por Gustavo Rocha já promove ações semanais de acolhimento.

Recentemente, a governadora em exercício Celina Leão assinou um decreto para criar o programa Acolhe DF, que realiza busca ativa e oferece tratamento para pessoas com dependência de drogas e álcool, aprimorando os serviços do governo para essa população.

Desde 2022, em períodos de frio intenso, o governo do DF também realiza a Ação contra o Frio, que oferece abrigos temporários, além de distribuir casacos e cobertores da campanha Agasalho Solidário.

Informações de Fernando Jordão, da Agência Brasília

Veja Também