Neste sábado (18), as famílias do Distrito Federal tiveram uma excelente chance de cuidar da saúde.
Mais de 100 locais ofereceram vacinas como parte do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, enquanto 135 postos em áreas urbanas realizaram a vacinação antirrábica em cães e gatos.
Crianças e adolescentes até 15 anos foram o foco principal da vacinação em todo o país, mas os adultos também puderam atualizar suas vacinas.
Lucas Araújo, 9 anos, recebeu a vacina contra o HPV acompanhado pela família. Enquanto isso, seu pai foi vacinado contra a covid-19. Segundo Rubens Renato Araújo, 49 anos, “proteger a saúde da família é uma forma de amor.”
Da Administração Regional do Riacho Fundo II, a família foi até Samambaia para vacinar a cadelinha Nita contra a raiva. A tutora, Luciana Oliveira, 44 anos, destacou a importância da vacinação para proteger os animais e as pessoas.
Num posto no Recanto das Emas, outro grupo se dedicava à vacinação de seus pets. Valquíria Villas Boas, 38 anos, estava com suas filhas e o esposo, cuidando dos gatos Dengosa, Simba e da cadela Nicole.
Natasha, 12 anos, havia acabado de tomar a vacina dT, contra difteria e tétano, e segurava a cadela da família. A mãe resumiu: “Hoje é o dia de proteger toda a família”.
Vacinação em destaque
A campanha para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos continua durante o mês de outubro. Além do público-alvo, há esforço especial na vacinação contra sarampo e para alcançar quem ainda não tomou a vacina contra o HPV.
A vacina antirrábica anual em cães e gatos é uma ação estratégica para a saúde ambiental. A meta é imunizar 40% do público em outubro. No próximo sábado (25), postos estarão em áreas urbanas ainda não atendidas, e a partir de 1º de novembro a vacinação seguirá para zonas rurais.
Dia D da vacinação
Milhares de postos de vacinação estão abertos pelo país para atender a população. No Distrito Federal, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do evento no Riacho Fundo II e agradeceu a parceria com o governo local e as equipes de saúde, reforçando que mais de 35 mil salas de vacinação estão disponíveis pelo Brasil.
O superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Ronan Araújo, ressaltou o compromisso do Distrito Federal com a imunização, afirmando que se busca sempre melhorar o atendimento para proteger a população e garantir o futuro.
*Informações concedidas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal