O Distrito Federal confirmou dois casos de intoxicação em bebês relacionados ao consumo de fórmulas infantis que tiveram lotes suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do DF nesta terça-feira (13).
Segundo a secretaria, os bebês, com cerca de um ano, apresentaram vômitos e diarreia depois de ingerir produtos fabricados pela Nestlé Brasil. O consumo ocorreu antes da suspensão dos lotes considerados irregulares. Após a identificação dos produtos, as famílias pararam de usar as fórmulas, e os bebês estão se recuperando bem.
Na semana anterior, a Anvisa interrompeu a venda e o uso de lotes específicos de fórmulas infantis de marcas como Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Essa medida preventiva foi tomada após a própria fabricante anunciar um recolhimento voluntário devido ao risco de contaminação por toxina cereulide.
Essa toxina é produzida pela bactéria Bacillus cereus e pode causar sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e diarreia. A Anvisa destaca que a ação é preventiva para evitar novas intoxicações.
A Vigilância Sanitária do Distrito Federal comunicou que avisou todas as farmácias, postos de saúde e pontos de venda sobre a proibição. Quem for pego vendendo esses lotes poderá ser penalizado conforme as normas sanitárias.
A diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé, alertou as famílias para verificarem se possuem em casa fórmulas dos lotes contaminados. Ela reforçou que a lista completa está no site da empresa, que também oferece apoio ao consumidor e substituição do produto.
A Secretaria de Saúde do DF afirmou que fez uma verificação interna e confirmou que as fórmulas distribuídas pela rede pública do Distrito Federal para uso em casa não fazem parte dos lotes suspensos pela Anvisa.
