19.5 C
Brasília
quarta-feira, 07/01/2026

DF reduz dengue com visitas a 1,8 milhão de casas em 2025

Brasília
chuva moderada
19.5 ° C
20 °
19.2 °
94 %
3.1kmh
75 %
qua
21 °
qui
25 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
25 °

Em Brasília

Em 2025, o Distrito Federal conseguiu diminuir bastante os casos de dengue comparado ao ano anterior. Para isso, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) realizou um grande esforço de prevenção, com 362 servidores visitando mais de 1,8 milhão de residências e também locais públicos.

Uma das ações importantes foi a Aplicação Residencial de Borrifação, que coloca uma camada protetora nas paredes internas para matar os mosquitos. Esse produto é pouco tóxico para pessoas e animais e dura até 90 dias. No ano, quase 60 aplicações foram feitas, principalmente em áreas com muita circulação de pessoas.

Além disso, foram instalados mais de 3,2 mil baldes com um larvicida chamado Pyriproxyfen, que impede os ovos do mosquito de se desenvolverem e virarem mosquitos adultos.

O monitoramento da situação também foi ampliado com o uso de mais de 3,8 mil ovitrampas. Essas armadilhas atraem as fêmeas do mosquito Aedes aegypti para que depositem os ovos em recipientes com inseticida, evitando assim a proliferação.

Outra novidade foi o lançamento dos mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia, conhecida como ‘wolbitos’. Esses mosquitos não transmitem doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Durante o programa, foram produzidos e liberados cerca de 13 milhões desses mosquitos, em várias rotas do DF, com mais de 14 mil pontos de soltura e 813 viagens para distribuir os mosquitos em todo o território.

Veja Também